quarta-feira, 1 de junho de 2016

Atração Turística Desconhecida e Escondida em Monlevade




O município de João Monlevade tem uma grande atração turística que é o Martelo-Vapor de 1200 quilos (fotos), certamente, a primeira Máquina a Vapor de Minas Gerais e a primeira utilizada em método industrial no Brasil, importada da Inglaterra pelo engenheiro francês Jean de Monlevade e chegada à sua Fábrica de Ferro, em 1828, através da navegação pelos rios Doce e Piracicaba, com a ajuda decisiva dos índios Botocudos. 
O Martelo-Vapor de Monlevade também insere o Município, diretamente, no circuito da Estrada Real, pois também era utilizado para forjar as cabeças dos trituradores empregados no processamento do minério aurífero nas companhias inglesas, que representaram um terceiro estágio da mineração do ouro em Minas Gerais. 
O Martelo-Vapor de Monlevade ainda concede ao Município os títulos de “Berço da Indústria Brasileira”, “Berço da 1ª Máquina a Vapor de Minas” e “Berço da 1ª Máquina a Vapor da Indústria Brasileira”.
Atualmente, a Máquina a Vapor de Monlevade é completamente desconhecida dos munícipes e é mantida no Museu da Arcelormittal, fechado à visitação, cujo telhado desapareceu.