quinta-feira, 18 de julho de 2019

Redescobrindo a História de João Monlevade

 Através dos textos publicados pelo Blog Monlewood, a partir do bicentenário da chegada ao Brasil do minerálogo e metalurgista francês João Antônio de Monlevade, você descobriu que:
a)O traçado da Avenida Getúlio Vargas corresponde a um muito distinto ramo da Estrada Real que dava acesso à Fábrica de Ferro Monlevade, por onde transitavam numerosas tropas e os famosos carretões de quatro rodas, puxados por muitas juntas de bois, que escovam parte da produção de artefatos de ferro de mesma.
b)A Fábrica de Ferro Monlevade era considerada a Meca dos Tropeiros, atraindo diversas tropas de todas as regiões de Minas, não apenas pela prestação do serviço completo de ferragem de animas, como pela grande circulação do comércio de cravos, ferraduras e, sobretudo, pela extensa rede de boas estradas abertas e mantidas por Monlevade, muitas delas carroçáveis e dotadas de pontes para travessia sobre os rios Santa Bárbara e Piracicaba, o que era muito incomum na época.
c)A Fábrica de Ferro Monlevade não produzia apenas enxadas e ferramentas para a agricultura. Monlevade foi por mais de 50 anos o fornecedor preferencial de artefatos de ferro para as dezenas de companhias inglesas de mineração do ouro que se estabeleceram em Minas a partir de 1826, produzindo para elas, principalmente, as cabeças de oitenta quilos de ferro dos trituradores dos engenhos de pilões (foto) empregados no processamento do quartzito aurífero na atividade mineradora. Produzia também para os ingleses peças de ferro muito maiores, de mais de 900 quilos de peso. Outras eram muito mais elaboradas. Há registro de mestre-ferreiro de Monlevade que produziu um relógio de parede e uma máquina costura.
d)As peças de ferro mais pesadas eram entregues ao cliente pelo próprio estabelecimento de Monlevade, não importando a distância. Eram famosos na região seus carretões de quatro rodas, puxados por muitas juntas de bois. Há registro de carretão de Monlevade que entregou um aguilhão de ferro (eixo de transmissão de engenho de pilão) de mais de 900 quilos de peso na Mina do Morro Velho, em Nova Lima, a mais de 80 léguas de distância.
e)Os primeiros martelos e equipamentos para Fábrica de Ferro chegaram a Monlevade em 1828, através de expedição inédita e tripulada por uma centena de índios botocudos, que, em 12 canoas militares (foto), conduziram os 7.500 quilos da preciosa carga do litoral do Espírito Santo ao interior de Minas, através de arriscadíssima navegação pelos rios Doce e Piracicaba.

f)Sob a ótica do estabelecimento em si, não houve apenas uma fábrica de ferro em Monlevade. Elas foram três: a primeira, chamada de Fábrica Velha, funcionou de 1828 a 1853, a segunda, chamada de Fábrica Nova, funcionou de 1853 a 1891 e a terceira, a Fábrica de Ferro de Francisco Monlevade, neto do patrono do Município, funcionou de 1891 a 1897.
g)O Martelo-Vapor (foto), que hoje integra o acervo do Museu do Ferro, pertenceu à Fábrica de Ferro de Francisco Monlevade. Seguramente se trata da primeira máquina a vapor da indústria siderúrgica brasileira e de único exemplar do gênero na América - Latina.
h)E por último, mas não menos interessante. Você descobriu no Monlewood que a Belgo-Mineira instalou a casa de máquinas da Hidrelétrica do Jacuí (foto) no prédio onde funcionou a Fábrica de Ferro de Francisco Monlevade, construído pela Companhia Nacional de Forjas e Estaleiros do Barão de Mauá, prédio este que se encontra de pé ainda hoje, apesar de desconhecido por muitos.

Como se vê não foram poucas as coisas da história local descobertas pelo Blog Monlewood. Continue a segui-lo, pois ainda existe muito mais a descobrir sobre a interessantíssima história fabulosa Fábrica de Ferro de João Monlevade.

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