quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

História das Minas de Ouro e Diamante: Alpoim, Arquitetura e Urbanismo nas Minas Colonial

Em de 19 de agosto de 1738, D. João V, rei de Portugal, ordenou que o engenheiro-arquiteto português José Fernandes Pinto Alpoim viesse para o Brasil com a missão de comandar divisões do exercito e ensinar a técnica da artilharia. Natural de Viana, norte de Portugal, Alpoim chegou ao Rio de Janeiro em 1738, onde escreveu os dois primeiros livros de matemática no Brasil: Exame de Artilheiros e Exame de Bombeiros, com os quais ministrou conhecimentos elementares de Aritmética e Geometria. Foi também, o primeiro professor de matemática contratado por Portugal para estabelecer-se em terras brasileiras. Ainda no Rio de Janeiro, consagrou-se na arquitetura, construindo o Aqueduto da Carioca (Arco da Lapa *), o Convento de Santa Teresa, o Convento da Ajuda, o Paço imperial, a Igreja Nossa Senhora da Conceição, o Mosteiro de São Bento, fortalezas e muitas outras obras. Em 1743, foi designado pelo governo português como Sargento-Mor, para desenvolver um plano de expansão urbana para a Vila de Nossa Senhora do Carmo, a fim de torná-la a primeira cidade da capitania de Minas Gerais, pois somente nessa condição poderia tornar-se sede do Bispado. Nascia, então, a primeira cidade das Américas com traçado urbano planejado (1745), recebendo o nome de Mariana, em homenagem à D. Maria Ana D’Austria, Rainha de Portugal, esposa de D. João V.

Praça Minas Gerais, Mariana/MG

Em Minas trabalhou em diversos projetos de arquitetura e engenharia. Diante da insistente atmosfera de revolta que envolvia a então capital da capitania mineira, Vila Rica do Pilar do Ouro Preto, foi encarregado da construção da sede do governo, o Palácio dos Governadores, fortificação que ainda hoje domina a paisagem da Praça Tiradentes, em Ouro Preto.

Palácio dos Governadores, Ouro Preto/MG

Ainda, em Vila Rica, construiu, além de várias outras obras, o famoso Conjunto Alpoim, construído em arquitetura colonial clássica, também localizado na Praça Tiradentes.

Conjunto Alpoim, Ouro Preto/MG

Alpoim é considerado uma das maiores figuras da belíssima arquitetura colonial mineira e suas obras foram responsáveis por influenciar toda a estética arquitetônica e o traçado urbano das vilas de minas, trazendo ordenamento aos espaços públicos e harmonia às construções. Seu estilo arquitetônico ainda pode ser visto nas construções atuais, mesmo em Monlewood City. Em vários bairros da cidade e, principalmente, no Bairro Mangabeiras e Aclimação, existem casas construídas em estilo colonial clássico, introduzido em Minas por José Fernandes Pinto Alpoim.

Panorama da harmonia arquitetônica de Ouro Preto




*o famoso Arco da Lapa, inicialmente foi o Aqueduto da Carioca, usado para abastecer o Rio de Janeiro com água captada do Rio Carioca. Hoje, ele serve de viaduto para o bondinho de Santa Tereza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.