sábado, 26 de junho de 2010

História das Minas de Ouro e Diamante: a Aparição da Santíssima Virgem nas Minas Setecentistas

Na segunda metade do século XVIII, fugindo de Portugal, onde o Marques de Pombal impusera uma implacável perseguição aos Jesuítas, chegaram à Capitania das Minas de Ouro e dos Campos Gerais, o arquiteto Antônio da Silva Barcarena e o misterioso Irmão Lourenço. Embrenhando-se pelos sertões de Minas, sempre em busca de isolamento e do anonimato que os afastasse da injusta persecução, os dois foragidos prometeram à Santíssima Virgem a construção de uma igreja, caso se livrassem de seus perseguidores. Inicialmente, chegaram às imediações da Vila Nova da Rainha (atual Caeté), onde divergiram se aquela localidade seria, suficientemente, isolada para o fim que desejavam. O Irmão Lourenço, então, rumou paro sul e buscou proteção entre os íngremes contrafortes da Serra do Caraça, onde se colocou a cumprir a sua promessa, erigindo ali uma capela dedicada à Nossa Senhora Mãe dos Homens, iniciando, assim, a fundação do conhecido Santuário e Colégio do Caraça. Barcarena, no entanto, permaneceu na Vila, onde passou a exercer o ofício de arquiteto, adquirindo verdadeira fortuna, até que, em meados da década de 1760, ocorreu um fato surpreendente naquelas serrarias que daria à Barcarena a confirmação de que ele havia se fixado no lugar certo: uma menina, filha de mineiros faiscadores, jurada muda de nascença, avistou por várias vezes no alto da serra a aparição da Santíssima Virgem Maria, trazendo em seus braços a imagem de seu Divino Filho morto, após ser retirado da Cruz.
Segundo a tradição, a menina, que nunca havia pronunciado uma só palavra na vida, passou a falar, perfeitamente, relatando com detalhes as divinas aparições. Chegara, assim, a oportunidade perfeita para que Barcarena cumprisse sua promessa feita à Virgem. 
Em 30 de setembro de 1767, a Cúria Eclesiástica de Mariana concedeu a Bracarena a licença para que erigisse uma capela com a invocação de Nossa Senhora da Piedade, no cimo da Serra. Rapidamente, a região transformou-se em centro de romeiros, devotos e o lugar tornou-se palco de inúmeros milagres e lendas. 
Barcarena empenhou-se na construção contra todas as dificuldades que se podem, facilmente, mensurar. Erigir uma capela em local de tão difícil acesso e transportar para uma altitude de 1800 metros os materiais necessários para a obra não foi uma tarefa simples. O término da construção da capela data de 1778. Após a morte de Barcarena, que foi sepultado no adro do templo, debaixo do altar da Virgem, vários ermitões o sucederam, continuando a zelar pelo Santuário. Em 1958, pelas aparições, por todos os milagres atribuídos à Virgem e pela massiva devoção dos mineiros, o Papa João XXIII proclamou Nossa Senhora da Piedade Padroeira do Estado de Minas Gerais.

Capela Nossa Senhora da Piedade, construída por Bracarena no topo da também Serra da Piedade, Caeté/MG.

3 comentários:

  1. Feranado ouvi hoje que já esta não sei aonde um processo em que estabelece os limites do Caraça, mas depois de 20 anos de processo ate hoje não sr chegou nos finalmentes. Enquanto isso as explosões das minas estão cada vez mais perto da sede do Caraça!!! Informações ouvidas da CBN do dia 20/01 abraço ( Humberto Ayres )

    ResponderExcluir
  2. Queria saber mais sobre os milagres que ocorreram na serra da piedade

    ResponderExcluir
  3. Bacana demais! Não conhecia a história a fundo e agora isso torna estes lugares ainda mais especiais. É incrível a espiritualidade que emana de lá! Saímos muito mais leves e confortáveis. Valeu Fernandinho!
    Abraço.

    ResponderExcluir

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.