quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Prefeitura não comunica sobre intervenção no Solar Monlevade


 

O Conjunto Arquitetônico do Solar Monlevade, que foi a morada do patrono do Município e sede da Fazenda Carvoeira, Mina e Fábrica de Ferro Monlevade é tombado para fins de preservação, conforme disposto na respectiva Lei Orgânica:

 Art. 170. Ficam tombados, para o fim de preservação, e declarados monumentos naturais, paisagísticos, artísticos ou históricos, sem prejuízo de outros que venham a ser tombados pelo Município:

[...]

IX - o conjunto arquitetônico original da Fazenda Solar;

Significa dizer que qualquer intervenção que venha a ser realizada no Conjunto Arquitetônico do Solar Monlevade depende de aprovação prévia do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico.

Recentemente, como pode ser visto pela foto acima, a Arcelormittal instalou andaimes, telas e tapumes em volta do Solar Monlevade, de modo a se concluir que o mesmo sofre algum tipo de intervenção.

Contudo, até o momento, a Prefeitura não comunicou absolutamente nada a respeito da intervenção ora sofrida pelo Solar Monlevade, nem sobre a necessária aprovação do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, nem sobre o que realmente ocorre naquele que é um dos mais valorosos monumentos históricos da cidade. E se não houve a devida autorização, a Prefeitura se encontra de braços cruzados por quê?

Como se vê, a política de preservação do patrimônio histórico de João Monlevade segue obscura como sempre, o que, sem dúvida, vem alimentando o absurdo histórico de destruição e de modificação de bens culturais, tristemente, verificado aos longos das últimas décadas no Município.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.