quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Virei "Maqueteiro" que nem Marcio Passos: Tô fazendo Maquete






Esta é a maquete de uma capela tipicamente mineira que eu estou construindo. Ela é inspirada na Capela Santa Quitéria de Catas Altas. Já pesquisei muito e até hoje não consegui definir o seu estilo. Já li que este estilo é denominado indu-europeu. Mas, pra mim, tal expressão é muito genérica e não traduz a sua beleza. Só sei que ela se caracteriza por frontispício chanfrado, com a presença de três portas-janelas, cobertas por cimalha; torre sineira central e frontal única de três sinos e telhado de quatro águas; possui ainda uma nave e um altar com telhado de duas águas e a sacristia com uma janela externa e telhado de uma água. Já estão prontos todo o frontispício, a torre sineira e seu telhado, a nave e seu piso, o alto do coro, o arco cruzeiro e os cômodos nos quais serão acomodados o altar mor e a sacristia. Faltam, ainda, o telhado da nave, do altar, da sacristia e o altar mor. Minas está polvilhada por este tipo de Capela. Elas, em sua maioria, foram erigidas por irmandades religiosas de escravos alforriados e são dedicadas à padroeira dos escravos das Minas de Ouro e Diamante: Nossa Senhora do Rosário..

3 comentários:

  1. lindooo
    amei esta maquete
    se eu morasse perto d vc pagaria p vc fazer p mim
    tenho uma maquete p fazer e esta ficandu ridiculo
    mande umas ideias ai p mim por favor!eu agradeço
    a maquete é sobre o engenho no tempo da escravidao,que nem naquele que tenm casa grande,senzala etc
    e eu tenho que fazer a capela
    é uma capelinha bem piquinininha
    me ajuda por favor

    ResponderExcluir
  2. nossa! essa capela ficou linda pra escola então ficou um shou meu filho de nove anos tem que fazer uma maquete de engenho de minas com o casarão, engenho, celeiro, galinheiro e animais, e pessoas, será que vc poderia me passar umas digas de material pra eu o ajudar a fazer a maquete?

    ResponderExcluir
  3. eu fiz uma casa-grande,e ficou legal,como posso difulgar pra vc ver?

    ResponderExcluir

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.