segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Cruz Invertida no Túmulo de Monlevade



Monlevade e sua esposa, Clara Sophia, encontram-se sepultados no Cemitério Histórico, localizado nas proximidades da sede de sua Fábrica de Ferro, o único sítio histórico, de muitos que se encontram sob a administração da Arcelormittal, que é aberto à visitação, pelo menos uma vez por ano, no dia de finados.
Seu túmulo é todo em alvenaria de pedra e encerrado por uma imensa laje retangular, sobreposta por uma pesada cruz, também de pedra, cujo cabo se encontra seccionado em três partes. Como se vê pela foto, o segmento superior da cruz, compreendido pelos braços e topo da mesma, se encontra invertido em relação ao restante do conjunto, está de ponta-cabeça. A situação não é nova e deve vir se estendendo desde o fim da década de 90 quando o túmulo de Monlevade foi violado pela última vez. 
Se é intencional ou não, a inversão da cruz do túmulo de Monlevade, além de demonstrar certa inaptidão para a conservação do patrimônio histórico em suas características originais, não deve ser bem vista pelos supersticiosos. Sabe-se que a cruz invertida pode ser associada ao anticristo, situação, no mínimo, embaraçosa para a memória de Monlevade. Como existe muito mais entre o céu e a terra do que possa julgar nossa vã filosofia, a cruz invertida no túmulo de Monlevade talvez explique a tenebrosa era de atraso e retrocessos por que tem passado o Município nas últimas décadas, principalmente, no campo político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.