segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Polêmica dos 100 Melhores


A premiação dos 100 Melhores tem sido evento do calendário local, com grande divulgação no jornal A Notícia e em outros meios de divulgação. A última edição dos 100 Melhores gerou especial polêmica quando a concessionária do serviço de transporte público, a ENSCON, venceu o prêmio no segmento empresa de transporte. Sobretudo nas redes sociais, foram intensas as manifestações de indignação, contrárias à destinação do prêmio à ENSCON, já que o serviço de transporte público prestado pela concessionária é freqüentemente avaliado como caro e de baixíssima qualidade. Muitos estão ainda hoje sem compreender porque a ENSCON recebeu o prêmio. Então, explico eu. 
Muito embora se realize por meio “avaliação popular”, os 100 MELHORES não se trata de premiação de mérito. Significada dizer que, ao contrário do que sugere o nome do evento, ao final das votações, não são, necessariamente, os melhores ou os mais competentes que recebem o prêmio. É que na pesquisa em que se baseia a premiação, a pergunta que se faz não é sobre o melhor prestador de serviço, mas sim qual é a primeira empresa lembrada pelo consumidor em determinado segmento. E “primeira empresa lembrada” não é, necessariamente, a que melhor presta o serviço. Na maioria dos casos, a “primeira empresa lembrada” será aquela que mais investe em marqueting e propaganda. 
Veja, então, que tudo não passa de mais um ciclo de marqueting: aquele que mais publicar propaganda no jornal A Notícia, etc, tenderá a ser a empresa mais lembrada e, portanto, terá maiores chances de vencer o 100 Melhores. Foi o que aconteceu com a ENSCON em 2019. Se me perguntarem qual é a primeira empresa mais lembrada em João Monlevade no segmento de transporte, também responderei que é a ENSCON. Contudo, se me perguntarem qual é o melhor prestador do serviço de transporte em João Monlevade, de acordo com minha experiência enquanto consumidor, a resposta jamais será ENSCON.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.