quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Arcelormittal: Poluição do Sinter

Como a Arcelormittal não se presta à responsabilidade de informar ao povo de João Monlevade acerca dos procedimentos que envolvem a nova situação de superexploração da Mina do Andrade e a imprensa local, nas raras ocasiões em que chega a publicar alguma notícia tratando do tema, mais confunde do que esclarece, fica difícil afirmar com precisão o que tem havido no setor sinterização da Usina.
No entanto, uma coisa é certa: moradores do Bairro Vila Tanque andam irritados com o excesso de particulado (poluição atmosférica) emitido pela siderúrgica (foto acima).
É na Sinterização que a mistura composta, basicamente, por minério de ferro, cal e carvão mineral é homogeneizada e, de lá, segue para o Alto-Forno, onde é reduzida em ferro-gusa, que, por sua vez, é conduzido para a Aciaria, onde seu teor de carbono é ajustado, produzindo o aço bruto (aço = ferro + carbono).
Há poucas semanas, o jornal A Notícia divulgou que a Mina do Andrade havia realizado sua primeira exportação de minério de ferro. Segundo o bi-semanário, um excedente de 70 mil toneladas de sinter feed (minério pelotizado) foi, recentemente, enviado para a Europa.
Contudo, deixou de esclarecer se o sinter exportado foi produzido na sinterização de João Monlevade, resumindo-se a informar apenas que “o embarque partiu do Terminal de Produtos Siderúrgicos (TPS), em Vitória (ES), com solução para carregamento de minério desenvolvido pela Usiminas”.
O esclarecimento é pertinente, já que, caso a produção do sinter esteja se dando na unidade de Monlevade, significa que a atividade da Sinterização local aumentou bastante, o que explicaria o aumento da emissão de poluentes, sentido pelos moradores do entorno da Usina e poderia servir de base para a construção de um entendimento entre a comunidade e a siderúrgica, no sentido de se definirem as necessárias medidas mitigadoras para essa nova e preocupante realidade ambiental vivenciada pelo Município.        

3 comentários:

  1. [PDF]
    ENTENDENDO A ESPECIFICAÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO - FTP
    ftp://ftp.cefetes.br/cursos/EngenhariaMetalurgica/.../ENSAIOS.pdf‎
    O sinter é o mais consumido e é produzido nas usinas de sinterização das próprias siderúrgicas, a partir do sinter feed.

    ResponderExcluir
  2. Então o sinter feed é produzido dentro da Mina... Certo? E como sinter feed chega até o porto? Por via férrea ou rodoviária?

    ResponderExcluir
  3. Dr Fernando, vá em frente ao Depósito de Carvão pela manhã e veja a fumaça tóxica com cheiro de enxofre que esta sendo lançada na atmosfera pelo fogo que consome a quase 01 ano, isso mesmo 01 ano, mais de 30.000 t de coque.

    ResponderExcluir

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.