terça-feira, 12 de março de 2019

Democracia é a que mais comemora o desligamento de Moreira da Rádio Cultura





Ninguém mais do que a Democracia Monlevadense para comemorar o desligamento de Carlos Moreira da Rádio Cultura.
Alguns consideram que a Democracia se faz apenas mediante a realização de eleições periódicas. Não é verdade. Para se ver, minimamente, instalada a Democracia é necessária a conjunção de outros fatores como a independência dos três poderes e a liberdade de imprensa.
E no último requisito, a Liberdade de Imprensa, o que Monlevade viveu nas últimas décadas enquanto o ex-prefeito Carlos Moreira esteve no comando da Rádio Cultura  foi uma verdadeira violação do regime democrático.
Durante muitos anos, a Rádio Cultura, de propriedade do ex-deputado Mauri Torres, foi submetida a um ininterrupto processo de manipulação político-ideológica do conteúdo veiculado pela emissora, sempre com vistas a favorecer os projetos de poder do primeiro e do ex-prefeito Carlos Moreira.  
Nos países sérios, deputado não pode ser proprietário de emissora de rádio. No Brasil, tal situação também é proibida pela Constituição, proibição que nunca impediu Mauri Torres de adquirir e de utilizar a seu bel-prazer um dos veículos de comunicação mais importantes do Município. E o grande operador deste processo foi, sem dúvida, o ex-prefeito Carlos Moreira que nunca deixou de utilizar a rádio para, sem o devido contraditório, achincalhar seus adversários políticos, manipular o eleitorado e esconder a verdade suja sobre si, enquanto foi prefeito de Monlevade, e sobre seus pares. O Noticiário da rádio Cultura, por exemplo, jamais divulgou que o ex-deputado Mauri Torres avalizou um cheque no valor atualizado de 1 milhão de reais para a empresa SMP&B de Marcos Valério ou apenas uma das numerosas condenações de Carlos Moreira por diversos atos de improbidade administrativa enquanto foi prefeito de Monlevade e que levaram à cassação de seus direitos políticos e à sua inelegibilidade. O noticiário da rádio também jamais veiculou que o pretenso hospital Santa Madalena, idealizado por Carlos Moreira e adaptado ao custo de mais de 22 milhões de reais no prédio do antigo terminal rodoviário não é passível de alvará de funcionamento em razão de a obra multimilionária ter sido realizada sem a observância das normas técnicas vigentes.  Também nunca divulgou  Sem a manipulação político-ideológica da rádio Cultura Carlos Moreira jamais teria sido eleito prefeito de Monlevade.  
A verdade é controle político-ideológico da rádio Cultura, que no passado era muito mais efetivo, do que é hoje na era das redes sociais, faz com que Mauri e Moreira passem pela história do município como tudo, menos como democratas. A manipulação da imprensa desconstitui a democracia e impede que ela se instale na prática, trazendo óbvios malefícios para o Município. Pode-se dizer, por exemplo, que o já citado Hospital Santa Madalena é produto direto da manipulação político-ideológica da rádio Cultura. E não é só ele. A situação de abandono em que o Município se encontra atualmente também é resultado da manipulação do conteúdo veiculado pela rádio Cultura. Muitos chamam a Moreira de comunicador. Não está correto. Comunicador é quem comunica a verdade. Quem manipula descaradamente informação e omite a verdade, na realidade, é chamado de demagogo.
É difícil dizer como se comportará a rádio Cultura daqui em diante, mas o fato é que o desligamento de Carlos Moreira da emissora é motivo de muita comemoração e quem mais comemora é, certamente, a Democracia Monlevadense.  Esperamos que de agora em diante, Monlevade possa viver um período de alguma Democracia.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.