quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Estamos Correndo um Alto Risco de Morte

Basta analisarmos apenas um fator para chegarmos à conclusão que a forma como a sociedade brasileira se organiza está completamente equivocada. E a expressão “sociedade brasileira” deve ser entendida em todas as suas formas de organização, sejam elas institucionais ou não: nas relações interpessoais, na educação, na segurança, na saúde, no judiciário, na política, nos negócios, no mercado... em suma, desde as relações mais cotidianas, como pagar uma conta no banco, até as mais complexas, como ser submetido a uma cirurgia, percebem-se equívocos sistêmicos e estruturais que têm afastado de nós várias fatores essenciais à condição humana, dos quais o primordial seja o direito à vida. Em nenhum país do mundo, nem mesmo naqueles em guerra como Iraque, Sudão ou Afeganistão, morre-se tanto quanto no Brasil. Os hospitais brasileiros são os que mais matam. O trânsito brasileiro é o que mais mata. A violência urbana... nem se fala. O Brasil é o país que registra os maiores índices de mortes por crimes passionais. São inúmeras, abundantes, comuns e extremamente corriqueiras as formas pelas quais se morre no Brasil e com certeza, a ignorância é a que mais mata. De tal forma que não é preciso se fazer um estudo aprofundado para se aferir que algo está muito errado no Brasil, basta vislumbrarmos a quantidade escomunal de pessoas que morrem neste país, ano a ano. Isto, por si só demonstra que estamos no caminho errado.
O que se percebe é que o Estado brasileiro perdeu, como um todo, a sua capacidade de garantir ao cidadão o direito mais básico de todos: o direito a vida. Em outras palavras, o Estado perdeu sua razão de existir. A razão de existir do Estado é o cidadão. Na medida em que o Estado se manifesta incapaz se preservar e garantir a vida do cidadão ele, automaticamente, perde a razão de existir. De outro lado, ainda existe o agravante de que a própria sociedade enxerga com normalidade e passividade ao verdadeiro extermínio de seus iguais. O que tem ocorrido é que todo o fisiologismo, patrimonialismo, jeitinho brasileiro ilícit(o jeitinho brasileiro expressa a vasta e necessária criatividade de nosso povo, o que não pode acontecer é o jeitinho transgredir a lei), somados a toda corrupção, impunidade, irresponsabilidade, ignorância, má escolaridade e etc, que, historicamente, permeiam a forma como nós nos organizamos em sociedade, têm se manifestado de modo tão danoso a nós mesmos que a vida humana passou a não ter valor no Brasil.Estamos exterminando a nós mesmos.
Assim, diante de um Estado incapaz e de uma sociedade leniente entramos num ciclo vicioso de autodestruição no qual qualquer um de nós é uma vítima em potencial. Estamos correndo um alto risco de morte, neste país. O próximo pode ser você e de uma forma "bem normal": no trânsito, no PA, na enchente, na fila do SUS, na 381, na calçada de casa, no tiroteio, no trabalho, na escola,no incêndio, na pobreza, na ignorância, no ciúme, na raiva.....

2 comentários:

  1. Olá, Fernando. Gostei muito dos textos. Só que tem gente falando que é cansativo. Isso porque os textos são grandes. Que tal dividir os textos em fragmentos? Abraço. Abraço na Luciene também. Wir.

    ResponderExcluir
  2. Estamos na verdade vivendo em uma sociedade em que o valor maior tem sido o valor ao imediatismo. Estamos vendo nascer a cada dia novas gerações "fast-food". Apenas o momento é o que interessa.
    E qual a solução para isto? Não saberia. Talvez o extermínio da raça humana :), mas seria muito apocalíptico.
    Mas vale a reflexão, principalmente sobre o que colocamos no poder, e nossa extrema capacidade de não interagir com eles, enquanto pessoas, já que eles são inacessíveis enquanto homens públicos.
    É uma bela montanha a se subir. A vista, bem, a vista já é outra história!

    ResponderExcluir

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.