segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Meio Ambiente: A Culpa é das Vacas


O meio ambiente, finalmente, está em voga. E põe voga nisso. É Copenhague pra cá, efeito estufa pra lá, desmatamento da Amazônia, créditos de carbono e etc. Caiu no senso comum. E como tudo que cai no senso comum, o tema meio ambiente passa a se contaminar com uma boa dose de preconceito e passionalidade, que fatalmente nos induzem a erro, numa disciplina que deve ser abordada cientificamente.
Agora estão falando que a flatulência do gado esta agravando o famigerado efeito estufa. Coitadas das vacas. Lavoisier deve estar se debatendo no túmulo. Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma, dizia o pai da química. O gás metano expelido pelas vacas é resultado da fermentação do capim ingerido. Vaca não come carvão mineral nem bebe gasolina ou óleo diesel. Vaca come capim e capim é biomassa. Ciclo de biomassa não emite gás estufa. A Vaca, como qualquer animal comensal, inclusive você, emite uma grande quantidade de carbono ao longo da vida, a maior parte dele através da respiração, outra parte é através da flatulência, na forma de metano. No entanto, quando o metano emitido atinge a atmosfera ele é decomposto pelos raios solares em H2O (água) + CO2 (gás carbônico). Água não agrava o efeito estufa, CO2 sim. Contudo, como se trata de biomassa, quando o capim que foi devorado pela vaca brotar e voltar a crescer no pasto, todo o CO2 anteriormente emitido pela vaca, seja através da respiração ou da flatulência, será absorvido pelo crescimento do novo capim. È o ciclo da Biomassa. O conceito de que existem gases mais estufa do que outros, como se diz do metano, é equivocado. O planeta está se aquecendo porque a sua atmosfera está ficando mais espessa. A atmosfera funciona como o cobertor do planeta e quanto mais espesso for o cobertor maior será o calor.
É este o problema dos combustíveis fosseis. Eles constituem uma grande quantidade de matéria que se encontrava confinada no subsolo, fora da biosfera, e que foi, através de métodos artificiais, reintegrada à atmosfera. È um acréscimo de gases. Com a biomassa não ocorre isso. Não há acréscimo de gases na atmosfera. É como o que ocorre com o etanol, por exemplo. A queima do etanol emite carbono, mas essa emissão não pode ser considerada como acréscimo de gases na atmosfera porque, quando se planta uma nova safra de cana para se produzir mais etanol, todo o carbono emitido pela queima anterior é então absorvido pelo crescimento da nova cana, passando a compor a substancialidade da mesma. É um ciclo idêntico ao das vacas.

Um comentário:

  1. Fernando, corrigindo um equívoco: Na verdade, o potencial de recuperação do capim para recompor o CO2 teria que ser 3 vezes mais rápido, pois as plantas rasteiras não tem a mesma velocidade de neutralização do carbono. Com relação À queima da cana, existe um problema grave, que são as partículas de fumaça emitidas. Elas ficam em suspensão até que uma chuva ou as correntes de vento as dispersem. A queimada sempre ocorre no ciclo produtivo, portanto, ela não deixa de ter um grande impacto ambiental.
    Infelizmente, a melhor forma de neutralizar o carbono não são os gramados, e sim as florestas.
    Abraços
    Manthis, ou Henriques

    ResponderExcluir

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.