terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Aumento da Passagem: Reunião Histórica no CMT



A reunião extraordinária do Conselho Municipal de Transporte (CMT) convocada pela Esncon e ocorrida ontem no Auditório Leonardo Diniz foi, realmente, histórica. Pela primeira vez, em muito tempo, uma quantidade expressiva de usuários do transporte coletivo se reuniu no pátio da Prefeitura para se manifestar contra o reajuste da tarifa de transporte público, que em João Monlevade, é uma das mais caras do país.
A manifestação foi articulada pelo Grupo Transparência Monlevade, mantido no Facebook e contou com a participação de dezenas de estudantes da UFOP e da UEMG, além de integrantes do próprio grupo.
Inicialmente, a reunião do CMT seria sigilosa e fechada ao público. Contudo, diante dos protestos contra o aumento da passagem, os manifestantes foram convidados a participar.
Durante a sessão extraordinária, os manifestantes cobraram o congelamento do preço da passagem, a manutenção dos postos de trabalho dos trocadores, a unificação dos valores da passagem no menor preço, a instituição de um Código de Ética para o CMT,  a reformulação do Regimento Interno do Conselho  e que a Enscon demonstre quanto lucra na prestação do serviço.  
Ao final da reunião, os conselheiros aprovaram, por 13 votos a 6 a proposta de reajuste da tarifa do transporte público de passageiros que, caso seja sancionada pelo prefeito Gustavo Prandini, passará a custar, já para o corrente mês, R$ 2,45, no cartão, e R$ 2,90, no dinheiro.


Mesa diretora do CMT: boa parte dos conselheiros  integra o CMT há décadas. O cargo é quase vitalício e não há renovação de seus quadros.

 Casa cheia na última reunião extraordinária.

Funcionárias da Enscon são conselheiras no CMT: imoralidade e ausência de um Código de Ética

  Mauro Lara, proprietário da Enscon, diz que sua empresa tem 90% da satisfação do usuário do transporte coletivo.


 Os conselheiros que votaram a favor do reajuste tarifário foram:

- JORGE DE ASSIS LIAL
- ERCY SOARES DO COUTO 
- JOSÉ BENEDITO CLEMENTE
- AILTON ALVES COELHO
- JOSÉ FILGUEIRAS GONÇALVES
- JUAREZ JOSÉ DA SILVA
- MARLENE DA SILVA
- IVONICE DE SOUZA
- JOÃO ALVES FARIA
- OSVALDO ARCANJO DA SILVA
- ELIAS GONÇALVES
- ANTONIO CLAUDIO VALENTIM
- COLMÁRIO CÂNDIDO PASSOS

Os que votaram contra foram:

- ADRIANO JÚNIOR DE ALMEIDA 
- RONALDO BALBINO DIAS
- GERALDO ANTÔNIO MARCELINO
- JOSÉ DA CONCEIÇÃO SILVA
- CARMELINDA GANDRA DA CONCEIÇÃO
- ROBERTO LUIS JANUÁRIO



8 comentários:

  1. A população de João Monlevade Parabeniza os Conselheiros abaixo que votaram contra a proposta de aumento no preço das tarifas dos transportes coletivos, isto mostra que eles merecem o respeito dos usuários do transporte coletivo e não se alinham a interesses escusos:

    - ADRIANO JÚNIOR DE ALMEIDA
    - RONALDO BALBINO DIAS
    - GERALDO ANTÔNIO MARCELINO
    - JOSÉ DA CONCEIÇÃO SILVA
    - CARMELINDA GANDRA DA CONCEIÇÃO
    - ROBERTO LUIS JANUÁRIO

    ResponderExcluir
  2. Espero que os que votaram a favor tenham que andar de ônibus.

    ResponderExcluir
  3. Vale ainda resaltar que dos 13 votos a favor 03 TREZ SAO DE FUNCIONARIOS DA ENSCON E QUE SAO CONSELHEIROS,Marilene - Juares - Ivonice,,,Que o grupo Transparencia cobra sim uma ETICA dentro do conselho,para que o proximo ano o conselho torna se TRANSPARENTE,PORQUE COM EXEÇÃO DE ALGUNS E NEM PRECISA DIZER QUAIS SAO , OS DEMAIS DEIXAM A DESEJAR.

    ResponderExcluir
  4. Proprietario da Enscon falou bobagem,,,90 por cento.........Ele tem que ficar no ponto de onibus na Praça do povo e ou no ponto no entrocamento da Av Getulio Vargas com Wilson Alvarenga ai ele ia vê que a enscon esta saturada em Joao Monlevade.

    ResponderExcluir
  5. Se nao fosse trez funcionarios ,seria mais apertada a vitoria da imoralidade/CMT,,abra os olhos conselho - 10 x 09

    ResponderExcluir
  6. e falta q o Lelé tá fazendo aqui viu? a petezada em outra época assumiu o transporte público da cidade tirando daqui a transcomol que fez o que quis por aqui durante décadas. Cade o nosso vereador belmar diniz, cade o sindicato?

    ResponderExcluir
  7. O problema é que agora, o presidente do CMT, Sr. Jorge Lial, quer na base da pressa reformular o regimento interno do conselho, assim como tiveram pressa para tentar tirar conselheiro que defende interesse do povo (e não conseguiram), querem reformular o regimento interno sem adotar um código de ética para nortear a conduta dos conselheiros. Segundo o próprio Jorge Lial disse, o CMT somente adotará o código de ética caso venha uma determinação do Executivo solicitando isto, no caso do prefeito, e se depender do prefeito neste momento ... vai passar em branco este fato, pois ele deve estar preocupado com outras coisas, finanças municipais e etc.

    ResponderExcluir
  8. Dr., em 2010 o CMT tentou sem sucesso (o ex- prefeito Gustavo Prandini barrou a medida) transformar os mandatos dos conselheiros para o modo vitalício, ou seja, somente quando eles morrerem é que o lugar deles ficará vago para que a entidade que ele representa coloque outro representante. Isto é um golpe baixo com a população!!!! Fora CMT e Enscon!!!

    ResponderExcluir

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.