quinta-feira, 17 de abril de 2014

Mentiras Sobre a Mineração

O ouro de Minas acabou. Mentira! Em Minas onde há minério de ferro do tipo hematita, também há ocorrência de ouro. E com a tecnologia atual é possível reabrir inúmeras minas de ouro, fechadas nos séculos passados, por pura limitação tecnológica.
 As minas de ouro estrangeiras funcionam no prejuízo. Mentira! Em economia não existe “almoço grátis”. Ninguém paga para trabalhar. Se funcionam no prejuízo, por que não vão embora?
O Pará produz mais minério de ferro do que Minas: Mentira! Minas produz 67% do minério nacional, contra os 29,3% produzidos no Pará (dados de 2011).   
Tem minério para mais 400 anos: Mentira! O tempo que se levará para o esgotamento das jazidas depende da velocidade da exploração do minério de ferro, que tem crescido absurdamente em Minas. 
O mineiro é caipira. Mentira! Minas nasce e se firma através de numa rede de centenas de núcleos mineradores urbanos, alguns até metropolitanos como foi o caso de Ouro Preto que por volta de 1750, chegou a ser uma metrópole conurbada  de 150 mil habitantes. O Barroco e o Rococó mineiros representam não só o supra-sumo das artes nas Américas, como também fenômenos típicos de uma sociedade mineradora, eminentemente, urbana.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.