quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Sem qualquer Compensação, Mineração da Mittal Avança sobre Monlevade


Neste contexto de total ausência de transparência por parte da Arcelormittal no que concerne a divulgação dos dados referentes à atividade mineradora afeta ao município de João Monlevade, informações dão conta de que a empresa indiana pretende aumentar ainda mais a velocidade da exploração de minério de ferro na Mina do Andrade.
Recentemente, a Mittal teria requisitado à administração pública municipal a desinstalação das torres de transmissão localizadas no ponto chamado de “Alto dos Carneirinhos”(atrás do Hipermercado, foto) para o início de uma nova cava mineradora naquele local.
Ocorre que, apesar de grande parte dos ônus sócio-econômicos da mineração no Andrade recair, diretamente, sobre o município de João Monlevade é para Bela vista de Minas que os royalties são recolhidos. E a exemplo do ocorrido em audiência pública realizada neste ano na Câmara, a Arcelormittal segue seus planos de superexploração da Mina do Andrade, furtando-se, porém, de responder ao povo de João Monlevade as questões que se seguem:    

-Qual o tamanho da jazia do Andrade? Quanto dela se encontra dentro do território do município de João Monlevade? Qual é a produção atual da Mina? Neste ritmo de produção, em quanto tempo a mina se exaurirá? E, uma vez exaurida a jazida do Andrade, qual será o futuro da siderurgia no Município? 

-O transporte pesado do minério de ferro por carretas, além de gerar grande poluição particulada e sujeira, também danifica as vias do município. Quais são as compensações e mitigações que a Arcelormittal efetivará para minimizar esses impactos?

-Considerando que a Lei Orgânica prescreve:
Art. 170. Ficam tombados, para o fim de preservação, e declarados monumentos naturais, paisagísticos, artísticos ou históricos, sem prejuízo de outros que venham a ser  tombados pelo Município:
 I - os alinhamentos montanhosos das Serras do Seara e do Andrade; 
[...]
IV - a mata da “Cabeceira do Bananal”, no Vale do Sol; 
[...]
Quais são as medidas efetivas tomadas pela Arcelormittal no sentido preservar a Serra do Andrade e a Cabeceira do Bananal, neste contexto de superexploração da Mina do Andrade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.