terça-feira, 3 de julho de 2012

As Pré-Candidaturas nas Manobras de Carlos Moreira

O radialista e ex-prefeito Carlos Ezequiel Moreira (PSDB) sabe que esta será a última campanha eleitoral, em que terá certa relevância política, já que se encontra inelegível não apenas para as próximas eleições, mas para as próximas décadas, considerando-se a imensa quantidade de processos que coleciona na Justiça, vários deles com decisões desfavoráveis em 1ª instancia.
Assim, diante desta difícil realidade que o afeta e gozando do irrestrito aval do ex-deputado Mauri Torres, Moreira logo deu um jeito de manobrar as pré-candidaturas de seu grupo político, de forma a posicionar seu projeto pessoal de poder o mais próximo possível de seus próprios interesses.
Primeiro foi com Dr. Railon (PDT), segundo colocado no último pleito, com cerca de 15.600 votos. Railton reunia todas as condições para encabeçar a chapa majoritária e era visto como candidato natural do grupo nestas eleições. Mas, Moreira não está se importando muito com a aptidão de candidato para atrair votos. Moreira está buscando alguém que possa configurar como consorte em sua busca desmedida pelo poder. Como no momento da cassação de Prandini, Dr. Railton já havia demonstrado que não se sujeitaria a ingerências, caso assumisse a Prefeitura, foi, literalmente, rejeitado por Moreira como cabeça de chapa e rebaixado ao posto de candidato a vice-prefeito.
Então, no grupo assumiu a pré-candidatura ao cargo de prefeito o empresário Lucien Marques. No entanto, como, à frente do Hospital Margarida, Lucien já havia dado mostras de que em sua forma de administrar não haveria espaço para o populismo e para a politicagem moreirista, foi rejeitado por Carlos Moreira e substituído pelo advogado Teófilo Torres, filho do ex-deputado Mauri Torres e dois anos mais novo do que o prefeito Gustavo Prandini.
Nota-se que o candidato do PSDB não foi escolhido porque é o mais apto, o mais experiente ou o que reúne as melhores condições para governar João Monlevade. Ele foi escolhido porque Moreira assim o quis. Porque assim foi interessante para Moreira e apenas Moreira.
Significa dizer que, caso Teófilo seja eleito quem governará o Município será Carlos Ezequiel Moreira, a exemplo do que aconteceu nos últimos quatro anos em que Prandini foi o prefeito, mas quem, realmente, administrou João Monlevade foi Emerson Duarte. Estamos saindo do Pacto Umbilical para, possivelmente, cairmos nas garras do Pacto Moreiral.

19 comentários:

  1. O que é isso? Coronelismo?

    ResponderExcluir
  2. prandini foi , é, e sera o pior de todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr. Fernando, tenho por hábito, até mesmo como sindicalista, acreditar nas palavras, sem fazer pre-julgamentos públicos. Passei por diversas situações em que ao ouvir um trabalhador reclamando da chefia, eu lhe dava crédito e quando a empresa provava que o trabalhador era o verdadeiro culpado da situação, então tentávamos amenizar e muitas vezes neutralizar a punição, não sem antes orientarmos o trabalhador.
      Portanto, o crédito ao Lucien, continua em aberto, pois a partir do momento em que se envolveu um problema de saúde, o mínimo que nós, leigos, temos a fazer é respeitar.
      Conhecí o Lucien, há exatos 10 anos atraves da amiga de infância, Gilza Brum. Conheço-o no entanto, mais pelo seu lado espiritual e por esse lado, afirmo que o mesmo seria incapaz de forjar uma doença para se esquivar de uma responsabilidade.
      E as pedras que lhe atiram, como pude ler no blog do Thiago, certamente não lhe atingirão, visto que a força espiritual que lhe protege são mais fortes e tenho certeza de que lhe protegerá, também, do mal que hoje lhe acomete.
      Aguinaldo

      Excluir
    2. Dr. Fernando, com todo respeito que você merece de minha parte e você sabe disto, pois muito conversamos sobre política, me surpreende sua colocação e comparação da indicação do jovem Teófilo com o também jovem Prandini.
      Mais me parece um desmedido exercício de futurologia e preconceito em relação aos jovens.
      Mas, se você quer apenas comparação, vamos aos fatos:
      O Prandini, sem referências políticas, foi fácil refém do Êmerson.
      Já o Teófilo carrega uma imensa responsabilidade em zelar pelo patrimônio político que seu pai deixou, afinal, 6 mandatos consecutivos como deputado, não é para qualquer aventureiro e o Teófilo o acompanhou durante longo período e certamente muito aprendeu, resta-lhe portanto, saber aproveitar a herança.
      Quanto ao Carlos Moreira, saberá os seus limites, experiência não lhe falta.
      Aguinaldo-PDT

      Excluir
    3. Pelo visto o PDT tá mais tucano que o próprio PSDB. Eita ferro! hahahaha

      Excluir
  3. O futuro de nossa cidade não será dos melhores, com o quadro que se apresenta. Realmente nenhum dos tres candidatos tem competencia para o cargo. Nos preparemos para mais problemas.

    ResponderExcluir
  4. Não faça comparações, Dr, pois vc. nem sequer conhece o Teófilo. Trata-se de um jovem muito bem criado, bem preparado, correto, responsável. Não é nenhum aventureiro. Monlevade só tem a ganhar com ele à frente da administração municipal. Deus permita que seja eleito. É o melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo muito dizerem "Dr.Fernando" em seus blogs mas desconhecia ser o senhor um médico. E dos mais competentes pois consegue detetar se uma pessoa está ou não doente e se esta ou não mentindo apenas lendo pelos jornais ou ouvindo pelas radios.
      Se como medico é extraordinario, como advogado nem tanto.

      Excluir
  5. Aguinaldo-PDT, você falou em aprendizado e herança. Poderia falar pra gente mais sobre a herança política e aprendizado que ele teve com seu pai, enquanto este era deputado?

    ResponderExcluir
  6. Esse rapaz aguinaldo é bobinho sÔ.

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus do céu! O camarada acima falando que Carlos Moreira saberá dos seus limites!!!! PQP!!!! E depois ainda completa que experiência é o que não lhe falta!!!!!!!!!!! Realmente, principalmente a experiência de tantos processos na justiça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Dr. o senhor pisou nos tomates. Como pode um advogado colocar em dúvida uma pessoa que confessa um distúrbio, uma doença ou outro mal qualquer?
      Como um cliente seu vai procurá-lo reclamando do patrão que o mandou embora por estar doente e ouvir do senhor que ele está é fugindo da responsabilidade do trabalho?
      Fica difícil né? Ou será que o curso que o senhor fez inclui também matéria médica?
      O senhor já ouviu aquele ditado que diz que "CADA MACACO NO SEU GALHO?" pois é, fica no seu. E não pise mais nos tomates.

      Excluir
  8. Engraçado DR, o que estão falando do Teófilo é a mesma coisa que falavam de Prandini em 2008 e deu no que deu. Pacto umbilical nunca mais.

    ResponderExcluir
  9. Caríssimo Dr. Fernando, se juventude fosse sinal de incompetencia, o Sr. teria que se enquadrar neste meio, pois é bastante jovem. Ainda é cedo pra qualquer tipo de conclusão, seja deste ou de outro candidato, pois até onde sei, independente de idade, nenhum dos três administraram nada. Ambos se agarram à experiência de quem os apóia, independente de idade. Portanto, aguardemos as propostas de cada um, a coerência de mostrar ainda em campanha um possível secretariado, sem favores políticos, mas pautado na competência, sem forasteiros, sem conchavos, mas com transparência. E outra, Moreira num tá com essa bola toda também não neh, vamos combinar... é preciso cautela. Cidadania sempre!

    ResponderExcluir
  10. conselho ao comentarista ali de cima: CAIA NA REAL!!!

    ResponderExcluir
  11. Não sou médico nem doutor, pois, infelizmente, não tenho graduação em doutorado. Como costumo dizer, o verdadeiro Doutor está no Céu. Sou apenas advogado. Doutor é uma formalidade que deixamos apenas para as demandas dos ritos forense. Não estou de forma alguma esvaziando a justificativa dada pelo empresário Lucien Marques, quando do anúncio da desinência de sua candidatura. De jeito nenhum. Aliás, em nenhum momento eu, sequer, toco no assunto. Não sou médico, mas acho que o Lucien deve preservar sim sua saúde e rezo a São Francisco do Ouro Preto que o ex-candidato se re-estabeleça o quanto antes para que possa continuar a contribuir com a sociedade monlavedense, como tem feito tão bem nos últimos anos. A, realmente, pode ser um ambiente muito desgastante, principalmente, quando toma ares de coronelismo.

    Fernando Garcia

    ResponderExcluir
  12. Caríssimo sr. Fernando, o assunto que ora me trás ao seu blog, é parabeniza-lo pelo senso democrático com que o conduz, assim como o do Marcelo Mello que não censuram o que não lhes agradam.
    Certo que enquanto não agridem pessoas moralmente, não usem de palavrões e outros meios não recomendáveis, o correto é publicar e aceitar as críticas.
    Há 3 dias atrás, estávamos eu e mais duas pessoas amigas verificando os blogs, quando um de nós resolveu postar um comentário no blog da Eliane, o Cutucadas- temos uma cópia da postagem. Foi mais ou menos assim:
    " O PT do B, depois de namorar todos os partidos em busca de alianças, sem ter muito o que oferecer, tendo inclusive criticado o PT em algumas ocasiões, acabou se acomodando na sigla petista."
    E concluindo com sarcasmo: "Agora sim ficou o casamento perfeito. O PTdoB com o PTdoT. O T em referência às traições do Gentil por onde passou.
    Como em todos os blogs fazem um alerta sobre ofensas e agressões pessoais, não vislumbramos o porque da não publicação. Como detesto censuras banais, risquei o blog da Eliane do meu caderno.
    Júlio César

    ResponderExcluir

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.