segunda-feira, 2 de julho de 2012

A Involução de Candidaturas no Grupo de Mauri

Confesso que eu vinha assistindo com certo entusiasmo a construção da até então possível candidatura do empresário Lucien Marques.
Afinal, a candidatura de Lucien representava, a meu ver, uma grande evolução do chamado grupo do ex-deputado Mauri Torres, já que vinha se construindo através do trabalho e da obtenção de resultados positivos, alcançados pela atuação do empresário, à frente do Hospital Margarida, além de outras instituições.
Certamente que hoje o Hospital precisa avançar no sentido de se democratizar, reabrindo suas portas para o paciente do Sistema Único de Saúde, o que é um direito, constitucionalmente, garantido a todo monlevadense.
No entanto, aquela situação de sucateamento e de má gestão em que se encontrava o Margarida se tornara um página virada durante a administração de Lucien Marques. Significa dizer que o proprietário das Farmácias Barros demonstrou, objetivamente, capacidade de gestão e, portanto, se enquadrava no perfil esperado para o próximo prefeito, eis que somente a habilidade de um verdadeiro administrador pode solucionar a herança maldita deixada por Prandini.
Digo evolução, porque a última candidatura construída pelo grupo de Mauri não foi tão honrosa e producente quanto a de Luciem Marques. Refiro-me à candidatura do Radialista Carlos Ezequiel Moreira que no ano de 2000 foi eleito, pela primeira vez, prefeito de João Monlevade.
Naqueles idos, Moreira vinha construindo sua candidatura, valendo-se, diuturnamente e conforme seus interesses pessoais de um poderoso veículo de comunicação de massa: a Rádio Cultura, de propriedade do ex-deputado Mauri Torres.
Nas ondas da Rádio Cultura, Moreira prometia benesses ao povo, confundia os menos esclarecidos, execrava os adversários, consolidando um trabalho meticuloso de alienação da opinião pública que acabou lhe rendendo a prefeitura em outubro de 2000.
O que foi visto naquele ano foi o maior exemplo de que o quanto uma mentira contada muitas vezes pode se tornar uma verdade e de como o mal uso de um veículo de comunicação em massa pode contaminar o processo democrático. Carlos Moreira é na verdade a maior chaga política da democracia monlevadense e fruto direto de um inaceitável processo de desvirtuação da opinião pública e do abuso dos meios de comunicação. Não é por menos que depois de dois mandatos a frente do Município alcançou o posto de prefeito mais processado da história de Minas Gerais, encontrando-se hoje inelegível e com os bens bloqueados pela Justiça, pois os abusos que costumava praticar na rádio, também foram cometidos em seu governo.
Agora, depois de anos da construção de uma candidatura voltada para a produção de resultados, através de uma manobra moreirista, Lucien é, na última hora, substituído por Teófilo Torres, um jovem advogado inexperiente e desconhecido. É incrível como a sede pelo poder de apenas um pode jogar fora todo um processo evolutivo de anos de trabalho. A involução é tamanha que só pode ser comparada ao corrido na era prandinista.

18 comentários:

  1. Fernando Garcia,

    Discordo quando você disse que Lucien fez uma boa gestão no hospital Margarida. Me diga, por que não temos um CTI, sendo que cidades menores que Monlevade o tem?

    Sobre o fato da cidade precisar de um administrador de empresas para ser prefeito, acho isso uma bobagem sem tamanho, afinal de contas administrar coisa pública nada tem a ver com administrar coisa privada. Lula, Dilma, FHC, Aécio Neves, Ciro Gomes, Marina Silva etc... não são administradores. Portanto, esse papo de que Monlevade precisa de empresário na prefeitura é maior conversa fiada. Leonardo Diniz e Laércio também nunca foram administradores de empresas e fizeram excelentes governos.

    Em relação ao ex-prefeito inelegível e ao desconhecido filho de conselheiro, sua análise foi perfeita.

    ResponderExcluir
  2. comparar com a era Prandinista aí também já é demais né Dr. kkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  3. Em nenhum momento eu disse em “empresário”, mas sim em capacidade de gestão e apresentação de resultados.

    Fernando Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando Garcia,

      De fato, você não mencionou o termo "empresário". Eu falei em "empresário" tendo em vista algumas pessoas propagarem a ideia de que o que a prefeitura precisa de gestor, muitas vezes confundido, por estas pessoas, com empresário.

      Excluir
  4. Entendo que um prefeito tem que ter mais que "capacidade de gestão e apresentação de resultados". Precisamos de um prefeito com a cara do povo para que nos faça reencontrar nossa identidade. Alguém que seja honesto e que governe com mente e coração abertos. Que saiba ouvir e promova uma maior participação popular. No meu entendimento, precisamos de um governo honesto, que dialogue e popular.

    ResponderExcluir
  5. BOA GESTÃO NO HOSPITAL? DEPOIS DESSA PIADA, NÃO ME RESTA FAZER OUTRA COISA QUE NÃO SEJA DAR UMA BOA GARGALHADA KKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  6. dr. fernando, concordo c/ tudo o que disse sobre o moreira. parabénsssss

    ResponderExcluir
  7. Que Luciem era o melhor não há discussão. Agora teremos que tentar escolher o menos pior!

    ResponderExcluir
  8. Já está tudo armado: Moreira vai voltar. Aguardem. E mais breve do que vcs podem imaginar.

    ResponderExcluir
  9. Fica difícil discutir coisas tão sérias com pesoas tão despreparadas e tendenciosas. Vejamos algumas besteiras: O hospital não tem CTI, O hospital não atende pelo SUS e ainda confundir gestor com empresário. Éh! dese jeito vamos muito mal. È por isso que temos tantos incompetentes administrando nossa cidade e cada vez mais acabando com ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. A administração do hospital reflete bem como vamos de mal a pior em relação à saúde.

      Excluir
  10. Dr. Fernando, a esta altura seria mais produtivo e producente, falar da atualidade e do futuro.
    Moreira quiz sair candidato em 2010 e Maurí não deixou. Em 2012, a justiça não deixou. Em 2014 o Maurí não vai querer e a justiça não vai deixar.
    Então, o ostracismo o abraçará. E após, certamente haverá outras opções, até mesmo saída dessas eleições.
    Aguarde.
    André Carmo

    ResponderExcluir
  11. O fato é que por mais que falem mau do governo Carlos Moreira, a minha opinião é que foi um dos melhores prefeitos da cidade, sou empreiteiro da PMJM, na era Carlos tinha obras pra todo lado, recebiamos em dia, tinha-se poucos convenios e muito recurso proprio. Pois bem monlevade precisa de um prefeito com forte apoio politico pois sabemos que infelismente a coisa funciona desta maneira... voce vai ver se o Teofilo Torres for eleito... O Grupo Mauri, Anastasia, e demais deputados aliados farão jorrar dinheiro na cidade, sera uma era de pagamentos em dia, melhores salarios, e muitas obras a população!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que ele não irá disputar a eleição?

      Excluir
  12. ele melhorou a estrutura, mas esqueceu de faar que os funcionarios do hospital, ficam meses sem receber, demora, e la ninguem gosta de lucien, que trabalha no hospital.

    ResponderExcluir
  13. enquanto isso , no pa e alguns telecentros de jm , pessoas sao humilhadas por funcionarios e alguns funcionarios comissionados ja estao fazendo campanha para seus candidatos

    ResponderExcluir
  14. É uma vergonha Monlevade ficar com um candidato flanelinha q vai ficar guardando vaga, precisamos de respeito.

    ResponderExcluir
  15. t^ouvindo falar que o candidato caviar agora será chamado de flanelinha pois vai só guardar vaga. Acham que somos idiotas?

    ResponderExcluir

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.