sexta-feira, 3 de maio de 2013

Enfim, Mittal se Pronuncia

Na semana passada, por meio da imprensa local, a Arcelormittal, finalmente, se pronunciou sobre o projeto de duplicação da capacidade produtiva da Usina anunciado no fim de 2007 e a respeito de um possível plano estratégico da siderúrgica indiana, recentemente, trazido a conhecimento público pelo Sindicato dos Metalúrgicos, no qual se que prevê o fechamento do Alto-Forno e da Aciaria, além de outras medidas.
Segundo a diretoria da empresa, a duplicação estaria apenas suspensa e não existiria documento apresentado pelo Sindicato com novo planejamento estratégico nem mesmo o plano de reduzir o quadro de funcionários em João Monlevade. 
No entanto, como o grande capital não possui cara, pátria ou coração, é preciso reconhecer a coragem e a transparência com que o Sindicato dos Metalúrgicos tratou a questão, defendendo o emprego e os interesses do trabalhador monlevadense e buscando informar e mobilizar a população sobre a possibilidade da concretização de um fato que ocorreu, em seus exatos moldes, em Florange, na França, onde Mittal desativou dois altos-fornos e suas respectivas aciarias, deixando apenas em funcionamento a laminação, como demonstra o vídeo abaixo:


Ademais, apesar da negativa de existência de um “Novo Plano Estratégico” para sua planta siderúrgica em João Monlevade, diverso da duplicação da capacidade da Usina, itens constantes de tal documento já estão sendo implementados como é o caso da abertura comercial da Mina do Andrade, que não mais produz minério de ferro, exclusivamente, para a fabricação local de aço, mas teve sua capacidade produtiva ampliada em várias vezes para atender o mercado interno e externo de matéria-prima. Atualmente, todos os dias, dezenas de carretas e de caminhões pesados deixam a Mina do Andrade, através da estrada do Forninho, passando pelas avenidas Wilson Alvarenga e Armando Fajardo, carregados de minério de ferro, rumo a siderúrgicas instaladas em Sabará e no Vale do Aço. O minério de ferro do Andrade também tem sido enviado a outros países pela ferrovia Vitória-Minas.

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