segunda-feira, 29 de abril de 2013

49º Aniversário de João Monlevade

Quarenta e nove anos de emancipação ao lado de uma história que começa com a construção do Solar Monlevade (foto), em 1818.  



A exato um ano de completar meio século de emancipação político-administrativa, o município de João Monlevade parece preso num grave dilema.
De um lado, uma cidade de gente que trabalha, de economia vibrante e de uma vitalidade frenética, que tem passado, rapidamente, por um processo de verticalização urbana que atesta sua grande vocação para a modernidade.
A contraponto, um Município que vai perdendo sua identidade e cometendo o grande erro de deixar no passado valores que são atemporais e que deveriam ser trazidos para o presente e também levados, de algum modo, para o futuro.
Monlevade precisa se modernizar como um todo indivisível que é. A modernidade que eleva nossos prédios e que é vista nos avanços dos meios de produção, de comunicação e na prestação de serviços também deve atingir as instituições municipais.        
É necessário, que a Administração Pública se modernize, que as relações entre Executivo, Legislativo e Povo se modernizem. É preciso que as mídias falada e escrita se modernizem. É absolutamente prioritário que a Escola Monlevadense se modernize.  
Moderniza-se não significa abraçar o novo de qualquer forma como se a novidade fosse algo, inexoravelmente, ótima, pois ela nem sempre o é.  Modernizar-se é responder às demandas de uma civilização que modifica seus hábitos e seus costumes em decorrência das transformações trazidas pelo desenvolvimento de ciência e tecnologia, sem deixar de ter em mente que o conceito do que é humano deve estar sempre no centro desta dinâmica. 
E é neste sentido que a Escola se distingue das demais instituições. Pode soar estranho e até agressivo para muitos, mas a célula basilar dos Estados Modernos não é mais aquela família rígida idealizada pela Igreja, mas sim a escola de Ensino Integral, isto é, a Escola Moderna.
Hoje, o modelo de família que tem se consolidando com velocidade na sociedade é aquele em que os pais são adolescentes e os avós criam seus netos. Assim, o “Berço” – aquela tão cultuada entidade, transmissora de ética e de valores - não se sobressai. Não é raro ouvir o jargão: “educação vem de berço”. Não, na modernidade. Nela, a educação vem da Escola. Mas, não numa escola apenas voltada para os vestibulares e exames nacionais, como a atual, e sim numa escola  que ensine para a vida em toda sua integralidade.
Monlevade deve começar a prensar num modelo de Escola em Ensino Integral, articulado com as demandas da sociedade local e propulsor daquilo que a cidade quer ser num futuro  que, evidentemente, não pode ser sonhado sem o desenvolvimento de ciência e tecnologia. E assim, o ciclo virtuoso se fecha e chegaremos ao tão sonhado desenvolvimento humano e ninguém nos segurará mais... É essa a fórmula dos países desenvolvidos.     
Parabéns, João Monlevade, pelos seus 49 anos de emancipação.

3 comentários:

  1. Muito bacana o texto, mas ainda acredito mais na educação de berço do que no Estado tentando educar. Realmente percebe-se falhas na educação dada pelas famílias nos dias de hoje, mas desacredito muito no Estado perantes os fatos que temos presenciado. Tanto no âmbito municipal, estadual ou federal estou decepcionado com os políticos, não vejo amor e tesão pela vida pública onde o maior objetivo seria o bem da comunidade. Tenho percebido que eles estão felizes por estarem no poder e/ou pelos salários que recebem, isso já basta para ele. Ou a família educa como deve ser feito ou paga uma escola de tempo integral para seu filho, confiar no Estado, infelizmente, não posso concordar. Abraços. Victor G. Gomes

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente. Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  3. é advogado,vc não é homem mesmo,de falar de marcio passos ne,tudo o que vc fala da politica de monlevade,e fala acreditar, é lero lero,pq por medo,ou formalidades,vc nao é homem,de falar sobre um jornalista mentiroso e aproveitador,ue pense nele mesmo,e nao no povo.

    ResponderExcluir

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.