sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Carlos Moreira, o Filho de Quem?

Márcio Passos, o eterno marketeiro de Carlos Moreira, pessoa de quem auferiu um imóvel da prefeitura para a sede de seu jornal, publicou em seu blog e na cartilha política do Deputado Mauri Torres, o periódico de que é proprietário, o A Notícia, uma descabida, atrapalhada e infeliz comparação entre a biografia do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a vida de Carlos Moreira, ex-prefeito de João Monlevade. Tão trucada é a comparação que, já de início, no título, Márcio Passos se equivoca: “Moreira, O Filho Do Médio Piracicaba”. Segundo o próprio Passos, Moreira nasceu em Major Ezequiel. Tal município não integra o Médio Piracicaba, de modo que o ex-prefeito não pode ser filho de uma região onde não nasceu. O título correto seria: Moreira, o filho adotivo do Médio Piracicaba. No entanto, como se trata de uma clara jogada de marketing eleitoreiro e a região que será alcançada pela campanha eleitoral de Moreira é a do Médio Piracicaba, Márcio Passos já se adianta para tentar inserir Moreira numa situação de afinidade com a região que já é objeto da campanha eleitoral do ex-prefeito. Passos continua:
“Lula deixou Garanhuns ainda menino e desceu de pau de arara até São Paulo, maior centro industrial do País. Moreira, também menino, acompanhou a família que deixou Major Ezequiel em direção a João Monlevade, maior centro industrial do Médio Piracicaba.” Tal paralelo só confirma a artificialidade da malfadada tentativa de comparação feita por Márcio Passos. Todos nós sabemos que o maior centro industrial do Médio Piracicaba é Itabira, de tal forma, ao que parece, Carlos Moreira errou de cidade quando migrou.
A bem da verdade, diferentemete de Moreira, Lula iniciou sua vida em São Paulo, dedicando-se ao sindicato, defendendo trabalhadores brasileiros de interesses de multinacionais, as quais, via de regra, colocavam-se contrapostas aos interesses da nação. A eleição do Presidente Lula, em 2004, representou um fato inédito. Pela primeira vez na história do Brasil, desde 1500, um candidato proletário, emergido das classes populares, ocupou a Presidência de República. Ao contrario de Moreira que sempre esteve envolvido com figuras elitistas, conservadoras e reacionárias como Mauri Torres, Lucien Marques e o próprio Márcio Passos. A vida política de Carlos Moreira pode ser resumida da seguinte forma: o prefeito mais processado pela Justiça na história de João Monlevade ou, se quiser, o primeiro prefeito a ser processado por fato definido como crime na história do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. De outro lado, a biografia do Presidente Lula somente pode ser comparada com a de líderes natos como Nelson Mandela, o Líder Negro, que colocou fim a segregação racial na África do Sul ou Lech Valesa, presidente de origem, igualmente, proletária, que comandou a democratização da Polônia, num movimento conhecido como Solidariedad, considerado o embrião da queda do Muro de Berlin e do fim da Guerra Fria.
O Governo Lula deu viabilidade econômica ao Brasil. Deu aos pobres acesso a mínimas condições de dignidade, com o Programa Bolsa Família. Com austeridade fiscal, democratizou as riquezas do país, diminuindo a taxa de juros básica da economia - a SELIC -, que no governo FHC, alcançou a ordem de 50% e, hoje, exibe a histórica taxa de 8,75% ao ano, o que possibilitou ao pobre contrair financiamento e acesso ao mercado de bens de consumo. Moreira é um pigmeu diante da grandeza do Presidente Lula, um dos homens mais respeitados e aclamados do Mundo. Se o Presidente Lula não fosse virtuoso, obviamente, Marcio Passos não tentaria associá-lo a Carlos Moreira. O Fato é que, a desventurada tentativa de comparação feita por Marcio Passos, além de confessar o reconhecimento e a admiração enrustida que o marketeiro tem pelo Presidente Lula, já que nada mais é que uma fracassada e absurda jogada de marketing para tentar fazer Moreira tomar carona ou se aproveitar do sucesso e das virtudes indiscutíveis do Presidente da República, confirma que o ex-prefeito já está em campanha e já tem marketeiro. O de sempre, pra variar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.