segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Rapadura no Ponto

Saiu no Rapadura: A QUEM INTERESSAR

Desde o primeiro dia do ano novo não presto mais serviços profissionais de consultoria particular ao político Gustavo Prandini, prefeito de João Monlevade, a quem agradeço a confiança e a oportunidade.


O fato de Márcio Passos ter assessorado o prefeito de monlevade, durante seu primeiro ano de mandato, é emblemático e traduz a completa confusão política que marca o governo Prandini, confirmando o que já é proverbial nas ruas do município: brigou com os amigos e culiou com os inimigos.
Prandini foi um candidato que se elegeu com uma plataforma política voltada para a mudança: mudar o que tem que mudar. Lembra? Mudança é sempre um ato difícil de implementar, já que aqueles que se beneficiam pelo estatus quo, naturalmente, são resistentes às modificações. Além do mais, a mudança somente é viável diante de um ambiente político favorável. Assim, é primordial que a mudança seja implementada já nos primeiros meses de governo, que é quando se percebe uma relação quase romântica entre governante eleito e os governados. Obviamente, nenhum governante eleito assume o governo com grande rejeição, pelo contrário, o que se vê é uma grande aceitação. Lembro-me de que, se logo após a vitória nas urnas, eu tivesse contabilizado o número de pessoas que se disseram eleitoras de Prandini, chegaria ao número de mais ou menos 40.000. É neste contexto de aceitação e de expectativa que as mudanças se tornam possíveis. No caso de Prandini, tal momento já passou, sem que houvesse a prometida mudança. O que se viu neste primeiro ano de governo foi uma quase completa manutenção do estatus quo, no qual se deu abrigo e espaço para figuras que não possuíam nenhuma afinidade política ou ideológica com as promessas de mudança proferidas por Prandini. E o crescente índice de avaliação negativa que o governo tem percebido, decorre justamente de sua incapacidade de implementar aquilo que prometeu. A avaliação tem relação direta com a expectativa. Quando a expectativa por mudança é alta, diante da falta de mudanças, a avaliação do governo será, inexoravelmente, ruim. Márcio Passos, que é uma das principais figuras do grupo político de Moreira e Mauri e, portanto, defensor natural do estatus quo, deixa o governo (digo governo, porque a figura do prefeito ou do político, não pode ser separada da de seu governo), com agradecimentos, ciente de ter cumprido o seu papel de dificultar as mudanças prometidas por Prandini. Esperar mudanças futuras no governo é frustrar-se. Se não foram feitas nos primeiros dez meses, num ambiente favorável, não será agora, quando o governo se encontra vazio e confuso politicamente, que mudará o que tem que mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.