Ontem, 23 de fevereiro, mal havia circulado a edição do Jornal Bom Dia, trazendo a matéria, na qual o principal expoente do PT monlevadense em Brasília, Gleber Naime, sinalizara sobre a necessidade de ruptura entre o Partido dos trabalhadores e governo, o vice-prefeito Wilson Bastieri, sob o efeito de uma espécie de automatismo que tem lhe sido peculiar nesses casos, se alvoroçou mais uma vez na defesa cega e anti-petista do prefeito Gustavo Prandini, emitindo nota pública de desagravo, com se fosse um verdadeiro limpa trilhos político.
Com todo o respeito que se deve reservar à figura da vice-chefia do Executivo, está claro para todos que Bastieri não fala em nome do PT. Por força estatutária, a voz petista somente pode ser ouvida por meio de seu Diretório ou através de sua presidência.
A réplica do vice-prefeito apenas demonstrou sua falta de sintonia para com seu partido, haja vista existir sim, dentro do PT monlevadense, um forte e crescente antagonismo em relação ao governo Prandini, motivado, justamente, pelas razões informadas pelo próprio Gleber Naime. Coisa que não teria acontecido, caso o vice-prefeito tivesse assumisse o seu papel de interlocutor de seu partido junto ao governo. Alias, a situação não teria chegado a esse ponto, se o vice-prefeito, no mínimo freqüentasse, rotineiramente, as reuniões ordinárias do partido, como faz todo petista interessado, ao contrário de somente comparecer quando é, praticamente, convocado para tal.
Causou-me enorme repulsa a capacidade demonstrada pelo vice-prefeito, em sua malfadada réplica, de dividir o Partido dos Trabalhadores, citando apenas o nome de companheiros que, por mérito, ocupam cargos no governo, ao passo que omitiu o nome de vários outros, que apesar de não estarem empregados na Prefeitura, são petistas da mais alta relevância partidária, como Dr. Laércio, Dr. Rosangela, Neto, Belmar, Dulcinéia, Norberto, Gilliard, Elizeu e vários outros filiados e militantes.Será que o único papel que o vice-prefeito enxerga para o PT é o de ocupar cargos no governo? Empreguismo? Bastieri, líder é quem agrega e governo é quem participa das tomadas de decisão.
Por fim, gostaria de citar e comentar o último parágrafo da desafortunada e inoportuna réplica do vice-prefeito:
“O prefeito Gustavo Prandini vem cumprindo TODOS os compromissos firmados com o Partido dos Trabalhadores desde o período pré-eleitoral e reafirmo: O PT É GOVERNO EM JOÃO MONLEVADE”.
Pois bem, como replicou o vice-prefeito, durante o período pré-eleitoral, compromissos foram firmados entre o PT e o então candidato Gustavo Prandini. Inclusive, como se sabe, foi confeccionado e assinado um documento, concretizando a aliança partidária. Documento este que nunca foi exibido dentro do Partido dos Trabalhadores . Ora, Bastieri, exiba este documento para apreciação do Diretório. Aí, sim poderemos dizer se o PT os considera cumpridos ou não.
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Dr. Fernando,
ResponderExcluirParabenizo o senhor pelo elucidativo artigo. Mas outra questão que merece ser acrescida à sua análise é o fato desta crise não estar restrita ao apenas ao PT. Diferentemente do PT, o PV está totalmente dividido e a cada semana que se passa o PV tem perdido seus filiados históricos.
Mas pior que tudo isso é saber que a nota do vice-prefeito saira da Assessoria de Comunicação da prefeitura. Veja a que ponto chegamos. Lamentável.
Dr Fernando parabéns pelas suas colocações, principalmente por vc sitar os nomes do ex prefeito Laércio, Dra Rosangela, Gilliard. Acho que a coisa tá ficando feia mesmo nessa "união" entre o PV-PT, pois o NETO saiu do diretório do PT e hoje quase caí de costas no chão quando fui ao CERP no prédio antigo da Alternativa e vi o Alexandre Bastieri trabalhando na Robynet. Parece que pulou fora tb.... É, as coisas estão pretas.
ResponderExcluirA carta de Bastieri no jornal Bom dia seviu pelo menos para mostrar os nomes do Petistas que fazem parte deste `Espetáculo" de administração com miseros 13% de aprovação. Vamos aos nomes: Encabeçada pelo Wilson Bastieri, Luiz Pena, Luiz Cláudio, Luzia Nunes, Cleusa Gomes, Contrapino. Guarde bem estes nomes.
ResponderExcluir