quinta-feira, 14 de abril de 2011

Casulo Prandinista

Em janeiro deste ano, estive a convite do prefeito Gustavo Prandini em seu gabinete. Na ocasião, o chefe do Executivo me propôs uma reaproximação com seu governo, justificando que “possuímos muito mais semelhanças do que diferenças e que juntos poderíamos construir muito mais por Monlevade, do que separados.” Como, hoje, sei que o prefeito não é afeto a conversas francas e que a verdade muitas vezes lhe desperta a ira, fui balançando, sutilmente, a cabeça em sinal de concordância a tudo que me dizia, até o final do encontro, quando me retirei, ainda mais certo de minhas convicções quanto aos elementos que têm levado a atual gestão ao fracasso geral. Depois que o poder revelou a verdadeira natureza do prefeito, seria de muita ingenuidade minha pensar que algo de novo e avesso ao atual modelo político-administrativo poderia ser, sequer, sinalizado, naquela ocasião. Apenas estive lá por curiosidade. Mas naquele dia, eu ainda haveria sim por me surpreender, mesmo que por um instante apenas. Ao visitar a prefeitura naquele dia, considerando todas as dificuldades e crises vividas pela atual administração, imaginei que veria assessores e mesmo o prefeito, exibindo um semblante de preocupação, minimamente, apreensivos com a realidade perturbadora das crises financeira, administrativa e política que têm afetado a gestão prandinista. Más, não. Vi pessoas, surpreendentemente, despreocupadas, leves e alheias as tensões que, recorrentemente, vêem assombrando o Paço Municipal. Ingenuidade minha. Será que eu havia me permitido esquecer que ali era o nicho supremo do Pacto Umbilical? E que um de seus pilares constitui-se, justamente, no isolamento do prefeito em seu gabinete e na eliminação de qualquer um que ouse trazer a realidade para dentro da Prefeitura? É muito triste perceber que alguém que obteve a confiança do povo para governar prefere se manter isolado da realidade, encasulado em seu gabinete fantástico, enquanto a realidade é cada dia mais dura, afetando a todos os setores do Município.

Um comentário:

  1. Doutor Fernando o Prandini lê jornais da cidade? Visita os Blogs? Passeia de cabeça erguida por toda a cidade, em qualquer horário? Não entendo como ele governa.
    Não é com e para o povo. Aliás seve ser par o "povo dele".

    ResponderExcluir

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.