quarta-feira, 31 de julho de 2013

Inverno Atípico Desfavorece Florada de Ipês Amarelos

Passamos por um inverno atípico! Neste ano de 2013, fortes chuvas madrugais se entenderam até o fim de maio, o que é muito incomum, o frio permanece intenso, sem dar trégua, alcançando, facilmente, temperaturas de 15 graus, antes do nascer do sol, e pela manhã toda a paisagem se apresentada tomada por uma névoa espessa que umidifica tudo que envolve, fato este que, felizmente, tem mantido a vegetação local mais verde, desfavorecendo, assim, as queimadas tão comuns neste período de estiagem.   
 E ao que parece, não são apenas os incêndios florestais que se vêm desfavorecidos neste inverno tenebroso. Os Ipês Amarelos dão mostra de que estão sentidos com o frio. Com uma precisão cronológica incrível, a Florada dos Ipês se iniciou na primeira quinzena de julho, a exemplo do ano passado. Mas, foi muito efêmera e pontual: os poucos Ipês que se somaram à minguada florada atual já não ostentam uma flor sequer e vários nem mesmo chegaram a florir.
De modo que não nos resta opção, senão a de lamentar a florada perdida e de relembrar floradas passadas, com a esperança de que, no ano que vem, as coisas retornem à normalidade e João Monlevade volte a ser palco deste fenômeno natural tão surpreendente: nada é tão admirável quanto o ato de se deparar, ocasionalmente, com uma árvore de médio ou grande porte, toda tingida de amarelo-ouro, como se fosse uma sobrevivente contumaz deste caos urbano e caquético em que vivemos. Seguem abaixo fotos de floradas passadas:    







2 comentários:

  1. FERNANDO,

    SOU UM ADMIRADOR E PLANTADOR DE IPÊS, PRINCIPALMENTE O AMARELO. TODO ANO PLANTO CERCA DE 200 A 300 MUDAS E DISTRIBUO ENTRE AMIGOS E SITIANTES QUE ADMIRAM O IPÊ.
    QUANTO A FLORADA DO IPÊ AMARELO A ÉPOCA CORRETA ACONTECE NO MES DE SETEMBRO. NOTAMOS QUE EM ALGUNS PONTOS EXISTEM IPÊS AMARELOS FLORIDOS, POREM SÃO FLORADAS PREMATURAS, POIS COMO DISSE A DATA CORRETA É O MES DE SETEMBRO.

    JOÃO CARLOS

    ResponderExcluir
  2. João Carlos, fico muito feliz de saber que existem pessoas como você, que alem de admirar ipês, produz e distribui mudas dos mesmos. No ano passo, colhi sementes dos ipês amarelos (anões) da Praça da Paz no Bairro Vila Tanque, com o mesmo fim. Cerca de 50 delas vingaram. Mas, então houve um excesso de chuva sob o canteiro e as mudinhas se perderam (melaram). Este ano pretendo fazer o mesmo, só que num canteiro móvel que possa ser transportado para algum local protegido das chuvas.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.