segunda-feira, 1 de julho de 2013

O Arauto-Construtor de Castelos de Cartas

Na Villa Rica (atual Ouro Preto) da década dos 1780 havia uma figura extraordinária a quem todos se recorriam em busca de conselhos ou a fim de ler os seus impressos e poemas com os quais criticava a tirania da Coroa Portuguesa. Tratava-se de um iluminista que se valia do dom da escrita para trazer luzes ao debate político, sempre, levando lógica e razão a seu discurso, de modo a permitir ao cidadão a libertar sua alma e seu corpo de um sistema social arcaico, despótico e opressor. Seu nome era Cláudio Manuel da Costa, Ouvidor de Villa Rica, um dos mais renomados poetas da Arcádia Brasileira e, ao contrário do que os livros de história ensinam, o grande líder da Inconfidência Mineira.
Não muito longe de Ouro Preto, aqui em João Monlevade um sujeito se afigura na pretensão de se colocar como o grande ideólogo de determinado grupo político local que, sob o manto obscuro do mito-reverso, Mauri Torres, vem retardando o desenvolvimento sócio-econômico do Município em troca de avais marcos-valerianos e tantas outras coisas.
Ao contrário do Ouvidor de Villa Rica, que pretendia a liberdade de Minas, esse falso arauto da verdade tenta conduzir seus leitores através dos campos da falácia, da mentira, da invenção de valores, possuindo uma grande aversão ao contraditório: suas mentiras não podem ser questionadas.
E hoje, que o Iluminismo chega à mídia monlevadense, com um atraso de mais de dois séculos, trazido pela tecnologia das redes sociais, o falso arauto que, prematuramente, chegou a classificar a levante que se iniciou no Facebook e tomou as ruas de todo o país de “revolução dos bichos”, segue lançando suas falácias na tentativa vã de impedir o desabamento de vários castelos de cartas que, agora, vão ao chão.           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.