terça-feira, 13 de agosto de 2013

Areão

Pessoalmente, não vejo incompatibilidade em se realizar eventos culturais em áreas de relevância ambiental. É o que acontece, por exemplo, no Parque das Mangabeiras, em BH: o local é uma área de preservação ambiental e também recebe shows, eventos e etc.
Mas, entre o parque belorizontino e o Areão existe uma distância enorme, em todos os aspectos.
O primeiro grande problema é a forma confusa com que o Areão é tratado no Município. Ao contrário do que se propaga, o Areão ainda não é, majoritariamente, uma área de preservação ambiental e sim uma área de recuperação ambiental que apresenta elementos frágeis e insipientes que devem ser preservados.
Em meio a tantas crateras, voçorocas e bacias de contenção, já existe uma micro-fauna e flora que devem ser preservadas. Mas, no grosso, o Areão demanda é por recuperação quase que geral de solo, da vegetação, das nascentes e etc.
Trata-se de um processo tão delicado que se não for manejado de forma adequada pode prejudicar o pouco que já se fez lá em matéria ambiental.
E é aí, que a cavalgada esbarra. Como impedir que uma festa de tamanha magnitude não prejudique o pouco que já foi conquistado no Areão, se não existe, sequer, um estudo ambiental da área?     
Somente um estudo sério de como o Areão se comporta diante de um evento como a cavalgada, seja sob o enfoque do impacto sob sua fauna, flora, solo, cursos d’água e até do controle de zoonoses, pode dizer se a festa prejudica ou não a área.
E, obviamente, na falta de tal estudo, a cautela aconselha que a cavalgada não seja realizada lá, se é que existe alguma política ambiental séria nesta cidade. Será que existe? Com a palavra o secretário de meio ambiente, Zezinho Despachante, criador de curió e mais recentemente, envolvido em escândalo de assédio sexual.



6 comentários:

  1. este povo de monlevade tem a memória curta demais,quero só saber do TELEFÉRICO.

    ResponderExcluir
  2. e tem mais se o areão tava interditado pq a prefeitura investiu um dinheirão lá pra construir o tal do memorial do aço. seria mais uma armação da dupla do pacto umbelical?

    ResponderExcluir
  3. ESSA FUNCIONÁRIA É BOBA EU PEGARIA OS ''QUINHENTINS''.
    Ass.: TATI QUEBRA BARRACO.

    ResponderExcluir
  4. A CULPA É DO PRANDINI,KKKK,

    ResponderExcluir
  5. TIVE Q RIR VÉI,A HISTÓRIA DO TELEFÉRICO É DEMAIS,VOLTA PRANDINI COMÉDIA,KKKKKKK.

    ResponderExcluir

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.