terça-feira, 6 de agosto de 2013

Aumento da Tarifa D'água: O Populismo Moreirista no Estelionato Eleitoral de Teófilo Torres

Não confunda o popular com o populista! Popular é aquilo que vem do povo. Populista é aquela medida eleitoreira que, num primeiro momento, agrada o povo, mas que, em médio ou longo prazo, traz grandes prejuízos para a coletividade.
A campanha de reeleição do radialista Carlos Ezequiel Moreira, em 2004, teve como principal plataforma eleitoral a isenção indiscriminada da tarifa d’ água, que teve início poucos meses antes do pleito daquele ano.
Naquela ocasião, o eleitor achou ótimo não ter que pagar pela água que consumia e Moreira foi reeleito.
Posteriormente, no decorrer dos anos, a vigência da chamada “Taxa Mínima”, que nada mais foi do que uma irresponsável renúncia de receita com fins eleitoreiros,  foi corroendo a capacidade de investimento e de custeio do DAE, o que resultou num quase total sucateamento da autarquia, em que a falta d’água se tornou uma infeliz constante que chega aos dias atuais, afetando, recorrentemente, vários pontos da cidade.
Envolvido em vergonhosos casos de corrupção e autor de incontáveis atos de improbidade administrativa, Carlos Moreira se viu impedido de participar do último pleito eleitoral pela celebrada Lei da Ficha Limpa, mas não largou o osso: colocou-se, prontamente, por detrás do então candidato Teófilo Torres e, como não poderia ser diferente, trouxe consigo o velho e danoso populismo moreirista de sempre: prometeu voltar com a “Taxa Mínima”.
E com essa e outras promessas populistas, somadas à falsa mistificação da figura do pai, o ex-deputado mensaleiro Mauri Torres, e a descomunal colaboração do maior cabo-eleitoral reverso da história do Município, o ex-prefeito Gustavo Prandini,  Teófio foi eleito com grande margem de votos.
Agora, seis meses depois de empossado – muitos têm dúvida a respeito disso – o prefeito Teófilo Torres contraria sua mais emblemática promessas de campanha e, ao invés de reinstituir a “Taxa Mínima”, aumenta a tarifa d’água em 15%.
Se este aumento vai colaborar para o restabelecimento da viabilidade econômica do Dae, diminuindo, assim, a falta d’água na cidade, isso vai depender da competência do governo (?) e da responsabilidade (?) dos vereadores. Mas, que é uma prova inconteste do mais ardiloso estelionato eleitoral... isso é. 

2 comentários:

  1. Tá no esquecimento do povo de Monlevade Dr. Fernando, o tal de MEC-Monlevade Esporte Clube.
    O DAE que bancou toda a farra com este time de futebol, e ninquem abre a "caixa preta" dos gasto, ou porque não dizer "desvios" de recursos publicos.
    Dá pra desanimar com Monlevade, nada se constroi, só desperdícios de verbas públicas. Meu DEUS, quando será que isso vai acabar!!

    ResponderExcluir
  2. Ah, ia me esquecendo Dr. O projeto que a prefeitura lançou como nome de "Adote uma Praça" é de uma sacanagem imensa com os munícipes. Este projeto está direcionado para atender interesses particulares de empresário. O projeto é para atender interesse dos proprietários do Hiper Comercial Monlevade.Eles são proprietários da área que divide com a praça Domingos Silvério. A obra lá já iniciou a todo vapor, e aposto que o projeto de construção do imóvel será com frente para a praça,Vão aderir a praça ao projeto, sem os afastamento determinado por lei, que é ilegal. Anota ai Dr., Ministério publico neles.Quando as proposta forem abertas vcs vão ver a verdade.

    ResponderExcluir

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.