segunda-feira, 2 de abril de 2012

Ruptura PV/PT: Antes Tarde do que Nunca

Enquanto estive filiado ao PT, sempre defendi a ruptura da aliança entre o partido e o governo prandinista, por considerá-la artificial e apenas eleitoreira. Prandini se aliou ao PT apenas para vencer as eleições e nada mais. Uma vez eleito, Prandini se enclausurou em seu gabinete e colocou o PT à margem das decisões político-administrativas de governo, assim como o fez com toda a sua base.
Se tivesse acertado mais do que errado, talvez a ruptura não se concretizasse. Mas, uma vez encastelado no ar condicionado de seu gabinete, ao lado de Emerson Duarte, para quem, exclusivamente, delegou o poder de mando decisório e Wilson Bastieri, o incondicional limpa trilhos político-prandinista, Gustavo Prandini se meteu numa seqüência colossal de erros e de trapalhadas, sem precedentes na história de João Monlevade. Isto é, passaram a errar, demasiadamente, e sozinhos, o que, na política, não é uma situação possível de se sustentar por muito tempo, pois, neste campo, assim como na vida, nome é tudo. Como, então, envolver o seu nome com um erro que você não cometeu? E pior: como assumir as gravíssimas conseqüências políticas de erros sucessivos que você não cometeu? É o que aconteceu com grande parte da base prandinista e o que acontece, agora, com o PT.
No entanto, o PT não sai incólume da desventura prandinista. Muito pelo contrário, o PT sai bastante enfraquecido e visto pela opinião pública monlevadense como responsável, por omissão, em relação a tudo o que ocorreu neste governo, desde o início. O momento aceitável para o rompimento foi a 1 ano e meio atrás. Assumir cômodo o papel de mamífero contumaz, durante vários meses, e pular fora aos 45 minutos do segundo tempo tem seu alto preço.
Más antes tarde do que nunca! Se o PT mantivesse a aliança, lançando-se nas eleições como vice do atual prefeito, as coisas, certamente, seriam muito piores para o partido, pois a grande cova cavada por Prandini nestes últimos 3 anos e 3 meses de mandato já tem profundidade e largura mais do suficientes para comportar, com conforto, todo o plantel de comissionados, partidos, aliados, lacaios e eventuais simpatizantes e o que sobrou da base do governo prandinista.
Recentemente, em longa conversa com a presidente do PT, a vereadora Dulcinéia Caldeira, afirmei que o grande desafio para a presidência partidária seria conduzir o partido para uma grande e necessária renovação. Agora, vejo que alguns chamados petistas históricos pretendem se desfiliar do partido para continuarem a ocupar cargos no indefensável governo prandinista. E o mais interessante é que todos fazem parte daqueles que, incondicionalmente, amarraram o PT à Prandini em troca de cargos, salários e/ou gratificações. Ora, trata-se de uma ótima notícia para o PT! A desejada renovação dos quadros petistas parece que já vem antes do esperado.

6 comentários:

  1. É de se lamentar que tenha ocorrido ou que venham ocorrer perdas no PT;elas sempre deixam marcas e marcas.
    Você avalia bem-antes tarde do que mais tarde ainda,aí perde-se tudo.
    Não comungo com a sua avaliação afirmo que muito mais de que fazer o papel de mamífero contumaz, a equipe que esteve no governo e vai continuar até dezembro,o faz por responsabilidade.
    Afinal como você também disse -elegemos um governo- e por isso tínhamos e temos compromissos com os que votaram nessa aliança-Fazer este governo dar certo era a meta.Não deu!
    Agora , diante da conjuntura política de nosso partido PT, não tínhamos outra alternativa para buscar a concretização do projeto que não pudemos realizar. "Quem sabe faz a hora não espera acontecer..." Vamos fazendo histórias,respeitando os que ficaram e acompanhando os que saíram.

    ResponderExcluir
  2. D. Virgínia, não comungo com a sua colocação.

    Primeiro:
    "Quem sabe faz a hora não espera acontecer" Estes que desligaram do governo Prandini/Bastieri demorarm demais a "fazer a hora", seria por um motivo financeiro a demora para "fazer a hora"?, ou seja capitalizar o máximo possível para investir em camnpanhas?

    Segundo:
    "Vamos fazendo histórias, respeitando os que ficam e acompanhando os que saíram"
    A única coisa que o PT não tem agora depois destas saídas de secretários e rachas dentro do próprio partido é respeito pelos que ficaram e pelos que saíram. As ofensas se tornaram públicas. Está nos blogs, nos jornais e nas rádios.

    ResponderExcluir
  3. Espero q o PT nunca mais entre em uma brincadeira de mal gosto como foi esta de apoiar o Prandini para prefeito em 2008,este menino não tem a menor a idéia do que é ser prefeito,basta ver seu programa de governo fantasioso e não teve a capacidade de realizar nem 5% dele.Gentil é um homem sério vamos apoiá-lo e reconstruir o nosso PT.Pq teleférico em Programa de governo é demais né companheiros.

    ResponderExcluir
  4. Entre mortos e feridos ninguém salvou-se! O PT saiu como oportunista e mercenário. Para os unidos do pacto umbilical só falta a pá de cal. E o partido verde ficou bege! Fecha a conta e passa a régua...

    ResponderExcluir
  5. PT-Partido dos Traíra.Na eleição anterior Gentil muito gentilmente rachou o PDT e agora racha o pt e o pv.Sua imagem é deprimente, tomara q num saia candidato pq até o prandinni ganha dele, basta esse prefeito começar a destilar o veneno contra seu ex secretario que ai ja era

    ResponderExcluir
  6. Gustavo e fraco mesmo. Sua administração foi horrível. E pode ter certeza se ele colocar o nome novamente vai ser um vexame. Não é candidato de 5 mil votos. Esta é a verdade.

    ResponderExcluir

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.