sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Blog do Emerson Duarte

Saiu no Blog do Emerson Duarte: Participação popular

Um governo popular é antes de tudo uma decisão do governante. Não basta constar em um programa de governo ou ser parte de discursos. Partindo deste raciocínio me sinto muito motivado a cumprir uma das minhas funções no Governo Gustavo Prandini: a de coordenador do Orçamento Participativo, além de interlocutor com os conselhos municipais e outros organismos de participação popular.
Quanto ao OP, iniciaremos no próximo mês as reuniões na comunidade dando à população a oportunidade de voltar a ser agente das decisões de governo.


Conheço muito bem, desde 2004, quando então cometi a infelicidade de me filiar ao PV, a relação umbilical, que existe entre Prandini e Emerson Duarte e sei que nela não há espaço para participação política de quem quer que seja, muito menos popular. Era assim, quando fui segundo vice-presidente do Partido Verde. Fiz de tudo no PV, até entreguei jornalzinho de casa em casa, mas nunca, nunca, vi o PV se reunir para deliberar questões políticas. Elas eram todas decididas por Emerson Duarte e, prontamente, chanceladas por Prandini. E quem se insurgisse contra o modelo era bombardeado de retórica e taxado de radical. Ora, partido político pressupõe participação política. É da natureza da coisa.
Hoje, o que ocorre na Prefeitura não é muito diferente. Tudo que se decide no governo é fruto do tal modelo umbilical. No ano passado, por exemplo, houve várias reuniões participativas do Plano Plurianual e o que, na verdade, se viu foi um festival de exibição de propaganda dos feitos do governo e nada de discussão política. O Conselho Político exigido pelos Partidos da Base discute de tudo menos política. Você Conhece alguma decisão política tomada pelo CP que tenha sido, realmente, implementada? As coisas lá funcionam assim: muita retórica, muita atividade periférica, muita imagem, muita aparência, muita tinta, muita pompa e circunstância. Más, participação e decisão política é só para o umbigo dos dois. Como já disse aqui no Blog, é um governo, politicamente, hermético, que contraria a natureza da Política, com P maiúsculo.
O vocábulo "Política" vem do grego: polis, que significa cidade. Mas, não cidade no sentido material e sim cidade como a união de vários cidadãos. Não existe política de dois indivíduos. E as conseqüências deste modelo, obviamente, já estão sendo sentidas e a tendência é que se multipliquem, descontroladamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.