terça-feira, 2 de abril de 2013

Mittal se Diz no Prejuízo


Lakshmi Niwas MittaL, presidente (CEO) da indiana  ArcelorMittal. Foto: divulgação. 

Acabo ler em órgão da imprensa monlevadense a seguinte manchete “Arcelor Mittal registra prejuízo mas vê sinais de melhoria em 2013”.  
Que o grupo siderúrgico comandado pelo indiano Mittal Lakshmi possa ter amargado algum prejuízo no ano passado não é de surpreender. Afinal, a grande crise econômica de 2008 afetou, com maior ou menor intensidade, toda a indústria mundial.
O que Mittal não revelou na oportunidade da matéria jornalística em comento é se, especificamente, a Usina de Monlevade apresentou prejuízo no mesmo período, o que é difícil de acreditar, considerando as condições encontradas no Município para a produção do aço e do fio-máquina.
A Usina de Monlevade conta com o minério de ferro de altíssima qualidade, extraído da Serra do Andrade, possui alto-forno moderno refrigerado à água e monitorado, eletronicamente.  A aciaria é, igualmente, moderna e a laminação é quase, totalmente, automatizada. Conta também com acesso direto à ferrovia Vitória-Minas e às rodovias BR 262 e 381.  Isso, sem falar nas várias gerações de trabalhadores monlevadense que dedicaram vidas inteiras à produção do aço, criando uma cultura siderúrgica forte e de extrema qualidade na Usina.  
Tudo o que leva a crer se tratar a Usina de Monlevade de empreendimento siderúrgico de alta lucratividade, há várias décadas.
E se o marajá Mittal está insatisfeito, que venda a Usina, junte suas malas e volte para a Índia. O que não se pode permitir é o fechamento do Alto-Forno e da Aciaria, como prevê o Plano Estratégico do indiano Mittal para a Usina de Monlevade. Isso sim representaria um grande prejuízo para o Município, pois, seria o início do fim da siderurgia nesta terra e a, conseqüente, transferência da planta siderúrgica monlevadense para a China.

Um comentário:

  1. Mito bem, Fernando. Idem, idem para ak administração municipoal monlevadense e seus caciques.

    ResponderExcluir

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.