segunda-feira, 22 de abril de 2013

Um Bumerangue Chamado Santa Madalena

Volto a denunciar a conduta comissiva e omissiva dos idealizadores e sucessores do pretenso Hospital Santa Madalena. E, após a visita realizada ao pretenso Hospital Santa Madalena (PA) realizada em 18.04.13 juntamente com autoridades locais, a indignação atingiu seu ápice... A unica terminologia que encontro para o caso é de LATROCÍNIO COM A SAÚDE PÚBLICA EM JOÃO MONLEVADE. 
Complementando a perfeita análise realizada por José Henriques Jr.em seu blog, venho tecer os seguintes comentários: 

1. Se a Câmara Municipal pretende de fato fiscalizar com profundidade a situação do pretenso Hospital Santa Madalena deve, incontinenti e inexoravelmente, se reportar à origem dos fatos. E para isso tem o DEVER FUNCIONAL de enviar denúncia ao MP, onde já se encontra uma representação respaldada inclusive por um relatório de auditoria a fim de que TODOS OS CULPADOS POR ESSA MALVERSAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS sejam responsabilizados, quer por ação ou omissão, dolosa ou culposa. 

2. Concomitante a isso, deve trabalhar no sentido de dissuadir o Sr. Prefeito da ideia de dar continuidade a um projeto comprovadamente INVIÁVEL, meramente para alimentar a vaidade de seu criador, o improbo Carlos Moreira. Aquele local pode ser transformado em qualquer coisa exceto uma unidade hospitalar. Portanto, qualquer centavo investido a mais nesse projeto será de uma inconsequência e irresponsabilidade nefasta ao município. 

3. Nunca é demais lembrar que o investimento realizado -aproximadamente R$ 22 milhões entre recursos do município e do estado - correspondiam, à época, a cerca de 20% da receita corrente total do município. 

4. O poder legislativo municipal, no cumprimento de sua função precípua, não pode desconsiderar o relatório técnico de diagnose dos processos licitatórios referentes ao pretenso Hospital e elaborado em novembro/2009 pela empresa Lage & Lage Auditores e Consultores Associados Ltda., que conclui o seguinte: 

"Quanto ao fracionamento recomenda-se o envio ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais para que se aprecie com maior rigor esta prática condenável." 

Cabe informar que a licitante-vencedora e realizadora da obra foi a empresa Gervásio Engenharia, Projetos e Construções Ltda. 

5. Importante também que seja ressaltado o relatório de "Diagnose do Hospital Municipal e Estudos de Viabilidade Econômico-financeira elaborado pelo Prof. Msc. Walmir Lage que estabelece o seguinte: 

"Investimento realizado SEM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO OPERACIONAL, ECONÔMICO E FINANCEIRO, muito investimento a realizar, principalmente quanto às infiltrações, obras inacabadas (bloco, etc) e outras a realizar continuamente. HÁ EVIDÊNCIA DE ERROS DE CONCEPÇÃO: LOCALIZAÇÃO, PROJETOS DE ARQUITETURA E EXECUÇÃO." 

Essa foi a constatação realizada em 2009. E pelo observado ontem por todos os que lá estiveram presentes: Vice-prefeito, Secretária de Saúde, Secretário de Obras, Assessora de Comunicação, Presidente da Câmara, Vereadores, imprensa e este grupo, indubitavelmente o quadro apontado há 4 anos foi consideravelmente agravado pela omissão que até hoje impera. 

Portanto, se Executivo e Legislativo pretendem, como se propaga, iniciar uma "Nova Era" (sem trocadilhos...) em João Monlevade que se desvende e desmonte definitivamente essa farsa e farra que ocorreu na saúde de João Monlevade. Que se busque fazer justiça, não somente com os irresponsáveis que deram causa a essa situação, mas, sobretudo e principalmente, com a população monlevadense que agoniza há muito tempo pela omissão dos governantes... 

Se não podemos acabar com a febre, pelo menos temos de melhorar a qualidade do termômetro...

E, por ironia do destino e por força do efeito bumerangue, a criatura volta ao colo do criador... 

Luis Claudio Oliveira,  Transparência Monlevade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.