quinta-feira, 4 de abril de 2013

Teófilo Torres na Teoria do Caos e no Surto de Dengue: os Fins Justificam os Meios


Monlevade vive um dos piores surto de dengue dos últimos anos. E muito desta situação se deve ao fato de a cidade estar, literalmente, imunda, coberta de mato e de grande quantidade de lixo e de entulho por todos os lados, já que, evidentemente, essa imundice geral e vergonhosa favorece em demasia a proliferação do transmissor da doença: o mosquito aedes aegypti .
 E absurdamente, passados mais de três meses da administração Teófilo Torres/Carlos Moreira, o que se percebe é um governo paralisado e incapaz de prover os serviços mais básicos à população, como o de limpeza pública, por exemplo.
A impressão que se tem é que o governo atual estaria apostando suas fichas na “Teoria do Caos”, isto é, no quanto pior melhor, a fim de, preliminarmente, criar um cenário tão ruim e extremo, que a ansiedade do cidadão comum na solução do problema passe a servir de subterfúgio para justificar qualquer forma de se manter a cidade limpa, até as menos republicanas.
Inicialmente, ao argumento de extinção da frente de Trabalho, a atual administração havia anunciado, em caráter de urgência e sem licitação, a contratação de uma empresa para realizar o serviço de limpeza urbana. Mas, diante da grave suspeita de superfaturamento de preço que pairou sobre a contratação pretendida, o prefeito foi forçado a recuar e resolveu admitir um total de 70 funcionários, por prazo determinado, para que a necessária limpeza se efetivasse, até a realização do procedimento licitatório específico, o que acabou desmentindo a alegação de que a necessidade de terceirização do serviço advinha, única e exclusivamente, da extinção da Frente de Trabalho.
E neste contexto chamam a atenção dois pontos. Primeiro, o quanto pode ser maléfica e irresponsável a implementação da “Teoria do Caos” para justificar fins que não estejam atrelados ao bem comum, já que o caos instalado na cidade no que tange a limpeza pública tem favorecido o atual surto de dengue e levado a enfermidade aos lares monlevadense, colocando vários cidadãos sob o risco de morte. Segundo, a capacidade do governo em mentir para justificar seus fins, pois se fosse verdade que a terceirização do serviço de limpeza decorresse da extinção da Frente de Trabalho, por que 70 funcionários estão sendo contratados, então?   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.