quinta-feira, 4 de abril de 2013

Mittal Polui Rios na Serra Azul

Mineração da ArcelorMittal na Serra Azul, região de Igarapé. Foto: Eugênio Moraes

Hoje em Dia, 20/02/2013: 

Laudo técnico encomendado pelo Ministério Público de Minas Gerais apontou a contaminação de vários cursos d’água próximos às atividades de mineração da ArcelorMittal, em Itatiaiuçu, na região de Serra Azul, onde a empresa pleiteia a renovação das licenças ambientais. O levantamento revelou um nível fora dos padrões para manganês, ferro e outras substâncias nos córregos. A empresa também não cumpriu cinco condicionantes estabelecidas no licenciamento ambiental.
O laudo encomendado pelo MP corroborou o que já havia sido constatado em parecer técnico do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam). No entanto, os profissionais do órgão sugeriram a renovação das licenças ambientais por mais seis anos mesmo após tomar conhecimento das irregularidades. A renovação será julgada pelo colegiado do Copam no próximo dia 26. 
A contaminação das águas foi apurada nos córregos Alto da Boa Vista, Lajinha, Miúda e em três tributários do Córrego Mota. Em um dos pontos de captação verificou-se que, desde 2008 a concentração de óleo e graxa passou de 0,1 miligrama por litro para entre 1,1 e 4,1 miligramas por litro. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em nota, disse que o problema é pontual. 
“No caso dos monitoramentos que apresentaram medições fora dos limites estabelecidos pela legislação vigente, as irregularidades foram pontuais e a empresa apresentou planos para adequação aos padrões”. 
Pelo não cumprimento de cinco condicionantes e pela contaminação dos cursos d’água a Semad aplicou uma multa de R$ 70 mil. A ArcelorMittal Serra Azul sustenta que a água é naturalmente contaminada pelas substâncias. “Sobre a suposta contaminação por ferro e manganês, a empresa informa que faz regularmente o monitoramento dos corpos hídricos no entorno do empreendimento e esclarece que a região – por ser naturalmente rica em minério de ferro, às vezes com manganês associado –, possui concentração elevada destas substâncias na água, o que pode provocar eventuais variações nos teores que extrapolam os limites legais. Estes teores, no entanto, não são decorrentes da atividade mineral da mina”, disse a empresa, em nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.