quinta-feira, 19 de junho de 2014

Indícios de Desvio de Recursos no Margarida: Operação Abafa/Desvio das Atenções da Opinião Pública

No início do mês, o vereador Belmar Diniz, apresentou durante reunião ordinária do Legislativo relatório de auditoria, recentemente, realizada pelo Ministério da Saúde no Hospital Margarida, apontando para gravíssimos indícios de desvio de recursos públicos naquela unidade hospitalar.
Segundo o documento, após exaustiva auditoria, o Hospital não conseguiu apresentar  a documentação necessária (recibos e notas) à comprovação da efetiva utilização dos repasses de recursos públicos realizados, mensalmente, pela Prefeitura, para o custeio do Pronto Socorro e pagamento de plantonistas.    
Esperava-se que tema de tamanha gravidade ocupasse as páginas dos jornais monlevadenses tempo suficiente para a devida elucidação do caso. Mas, infelizmente,, não foi o que ocorreu.
O Jornal A Notícia, por exemplo, vem reportando e tratando o caso com perturbadora subestimação e uso de eufemismos, além de outros. Na edição de ontem, o bi-semanário foi a Nova Era buscar matéria de capa que envolve a atual secretária de fazenda, Laura Carneiro, numa série de irregularidades na execução de obras públicas, quando foi prefeita daquele município. E não publicou sequer uma linha a respeito das graves denúncias que pesam sobre a gestão do Hospital Margarida, que remetem ao ano 2005 e muito além.
Claro que o caso Laura Carneiro merece destaque e apuração. No entanto, se tal acontecimento, na cidade vizinha, mereceu do Jornal a manchete de capa e matéria de primeira página-ímpar do bi-semanário, esperava-se, no mínimo, o mesmo tratamento para com o caso local do Margarida, já que neste, o volume de recursos públicos, supostamente, desviados é de muito maior vulto. Assim, não há como se interpretar a postura do Jornal, senão como uma tentativa triste de, intencionalmente, desviar as atenções, de Monlevade, para Nova Era, neste momento em que o Margarida não poderia deixar de estar sob os holofotes.  
Mas, a se considerar que os graves indícios de desvio de recursos públicos no Margarida atingem, diretamente, a gestão psdbista ao longo dos últimos 10 anos no hospital, sempre conduzida de forma eleitoreira, e inclusive figuras do grupo como o sempre ex-pré-candidato a prefeito, Lucien Marques, que é a todo tempo citado no relatório; tal postura do jornal não é de surpreender, eis que o relatado pelos auditores possui o potencial de um avassaladora hecatombe politica .
Parece aquela mesma tônica absurda dos Mensalões: os mensaleiros de Brasília estão todos presos, cumprindo pena, fato até então inédito no país; os do PSDB estão, rigorosamente, todos soltos, sem perspectiva de serem punidos, muito embora este tenha precedido àquele. Definitivamente, pau que dá em Chico não dá em Francisco.               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.