sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Preservação do Património Histórico Cultural

O sempre interessante caderno “Variedades” da edição do Jornal A Notícia de hoje, trouxe um matéria intitulada “Passado Sempre Presente”, abordando a necessidade de se preservar a memória e a história de nosso Município. O assunto me parece muito pertinente neste momento, em que parte da Vila Operária corre o risco de desaparecer, diante da necessidade de ampliação do pátio ferroviário da Vale, que é usado pela ArcelorMittal para escoar parte de sua produção. É hora de se cobrar mais transparência e informação das empresas envolvidas, a fim de que os tristes e irremediáveis erros do passado não se repitam. O que ainda me chamou a atenção na matéria foi a afirmativa de que João Monlevade possui, segundo li, quatro bens culturais e patrimoniais tombados: o Hotel Cassino, a Imagem de Santana, o Conjunto Paisagístico do Centro de Educação Ambiental e a Guarda de Marujos de Nossa Senhora do Rosário. No entanto, existem outros além desses. A Lei Orgânica do Município, em seu artigo 170 e incisos, declara como monumentos artísticos e históricos, tombados para fim de preservação, o conjunto arquitetônico e paisagístico da Igreja São José Operário; o conjunto arquitetônico original da Fazenda Solar; o conjunto arquitetônico do antigo Colégio Estadual, na Praça Ayres Quaresma; a fachada original do Bloco Administrativo do Hospital Margarida; o prédio do antigo Hotel Monlevade; o prédio do antigo Hotel Siderúrgica e o prédio da Escola Santana.

Um comentário:

  1. Olá, é bastante gratificante e restrito ver q outras pessoas se preocupam com a preservação do nosso passado, q tb faz parte da história dos nossos avós, pais e tb de nós. Aproveito a oportunidade de divulgar o I Congresso Luso Brasileiro de Preservação do Patrimonio Cultural.
    Interessados, acessem: www.congressolusobrasileiro.ufop.br

    é uma oportunidade de compartilharmos nossos valiosos patrimonios monlevadenses!!! Adianto q é possível a submissão de artigos!

    ResponderExcluir

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.