quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Monlevade: Péssima Qualidade na Prestação de Serviços

Monlevade, enquanto cidade pólo, possui uma inegável vocação para a prestação de serviços. Más, a qualidade deste setor precisa melhorar muito:

OFICINA MECÂNICA

Outro dia, minha furreca velha apresentou um quadro de superaquecimento no motor. Procurei uma conhecida oficina mecânica da cidade e o funcionário me disse que o problema decorria do entupimento do radiador e do travamento da válvula termostática. Então, o radiador foi retirado e enviado a uma oficina especializada para manutenção e a válvula substituída. Depois de dois dias, peguei o carro na oficina e o aquecimento persista. Aí, me disse o mecânico que o problema era, na verdade, ventoinha queimada. O carro ficou mais um dia parado na oficina e além de pagar pela ventoinha nova, tive de pagar também pelo primeiro serviço que de nada adiantou. Finalmente, consigui tirar o carro da oficina e adivinha: aquecimento, aquecimento e aquecimento. Desta vez por falta d água no sistema de refrigeração do motor, que vazou numa trinca ocasionada pelo desnecessário processo de desentupimento. E o carro ficou mais dois dias parado na oficina para reparo. Rezei bastante e fui buscar o carro. Dei uma volta na rua e vi que, graças a Deus, o motor deixou de superaquecer. Mas, então, percebo um barulho estranho, vindo de debaixo do capô, como se algo solto estivesse batendo. Era o danado do radiador, desta vez, com o suporte quebrado. Brincadeira!!! Os caras danificaram o radiador, novamente! O carro ficou mais dois dias parado na oficina para a troca do radiador. Resultado: meu carro ficou uma semana sem rodar, dificultando minha vida profissional, tive de gastar mais do que deveria, esquentei o cerebelo e a oficina perdeu um cliente.

LOJA DE ARTIGOS PARA BEBÊS

Coisa de uns 30 dias, liguei para uma conhecidíssima loja especializada em artigos para bebês, querendo me informar a respeito de carrinhos e outros acessórios. Fui conversando com a funcionária sobre preço, forma de pagamento e outras coisas mais. Então, eu disse a ela que precisaria de tudo em dobro, pois se tratavam os bebês de gêmeas. E ela me perguntou: já nasceram? Eu disse: ainda não. Está quase. Foi então que ela me disse com a maior naturalidade: é bom esperar nascer, porque geralmente, no caso de gêmeos, costuma nascer um morto, aí o senhor vai ficar no prejuízo. Resultado: desliguei o telefone e comprei tudo em outra loja.


SERVIÇO DE INFORMÁTICA

Nunca consegui, em João Monlevade, um prestador de manutenção em computador que resolvesse o problema de primeira. Serviços simples, como formatar uma máquina, por exemplo, transformam-se numa verdadeira novela. A última vez em que precisei formatar meu PC, tive de retornar à loja três vezes para que seus funcionários colocassem meu computador em condição de funcionamento satisfatório. Se alguém souber de uma boa loja, por favor me indique.

BOMBEIRO HIDRÁULICO

Anteontem, a tomada elétrica da cozinha lá de casa começou a verter um pouco d'água. Chamei o bombeiro. Ele examinou daqui, espiou dali e disse que teria de quebrar a parede, pois o problema vinha de um vazamento da rede hidráulica da pia da cozinha. Então, pensei: de jeito nenhum! E disse a ele pra voltar no outro dia. Fiquei intrigado com aquilo e resolvi dar uma olhada na laje da casa. Subi lá e vi que havia uma telha fora do lugar e que a água da chuva estava entrando dentro da rede elétrica, ocasionando o suposto vazamento. Imagina se eu tivesse deixado o bombeiro quebrar a parede!

O fato é que a péssima qualidade da prestação de serviço em João Monlevade, além de colocar em xeque a paciência do mais tolerante cidadão, reflete negativamente na economia da cidade. Toda vez que um problema não é resolvido de forma categórica e definitiva significa que estamos desperdiçando tempo e recursos que poderiam ser usados de outra forma mais produtiva. E o pior é que além de não resolverem seu problema de maneira eficaz, não raro te causam outros, até mais graves do que os primeiros. Falta qualificação e responsabilidade.

2 comentários:

  1. Graças a DEUS agora eu sei que não me estresso à toa. A matéria sobre prestação de serviços em Monlevade reflete a pura realidade. Pessoas despreparadas estão se aventurando em diversos ramos e nos prejudicando de forma grosseira. Vale lembrar que é sempre bom exigirmos a nota fiscal referente ao serviço realizado, para, se for o caso, recorrermos ao PROCON ou similar. Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  2. Acho que é um problema do Brasil, em BH não é tão diferente, agora, essa de esperar p/ ver se uma das crianças não nasce morta é imbatível!
    Abç,
    Leandro.

    ResponderExcluir

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.