sábado, 16 de julho de 2011

O Dia das Minas de Ouro e os Campos Gerais dos Goitacases


Praça Minas Gerais, em Mariana (antiga Vila do Carmo e primeira capital de Minas). Nesta data cívica a capital dos mineiros é, simbolicamente, transferida de Belo Horizonte para o local do descobrimento do primeiro ouro. O Pelourinho no centro da praça confirma a autonomia administrativa própria de uma Vila Mineradora.

Hoje, 16 de julho, é comemorada a descoberta oficial do primeiro ouro nas Minas Gerais, realizada por Salvador Fernandes Furtado, no fim do sec. XVII, às margens do ribeirão que viria a ser batizado em correspondência à iconografia do calendário católico, que, naquela ocasião de descoberta histórica, consagrava o dia à evocação de Nossa Senhora do Carmo. E chamou-se o primeiro povoamento minerador de Arraial do Ribeirão do Carmo. Em 1711, após a sangrenta Guerra dos Emboabas, criou-se a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, elevando-se os três primeiros arraiais, Villa Rica (Ouro Preto), Sabará e Ribeirão do Carmo (Mariana) à condição de vilas, esta última passando a abrigar a primeira capital das Minas. Em 1720, após o trágico episódio da Sedição de Villa Rica, foi então criada a Capitania das Minas de Ouro e dos Campos Gerais dos Goitacazses a fim de se impor maior controle da Coroa Portuguesa sobre a produção aurífera e a natureza revoltosa dos mineiros, transferindo-se a Capital para o mais intenso berço das revoltas: Villa Rica. Curiosamente, nota-se que na primeira denominação dada à capitania mineradora, o vocábulo “Gerais” fazia designação aos “Campos dos Goitacases” e não às “Minas”, ou seja, não eram as Minas que se colocavam gerais e sim os “Campos dos Goitacases”, uma nação indígena comum ao território mineiro. As Minas eram de ouro. Ao contrário da atual denominação, em que as “Minas” passaram a ser “Gerais” e, pelo desuso, foram suprimidos os “Campos dos Goitacases”. Leia mais nos links História das Minas de Ouro e Diamante. E viva a grandiosa e incomparável Civilização Mineira!

2 comentários:

  1. Parabéns pela saga. Uma pergunta: como vc vê os negros neste contexto?

    ResponderExcluir
  2. Acho lamentável que numa data tão bonita, as comemorações continuem sendo presididas por autoridades que historicamente continuam fazendo vista grossa para as necessidades do povo.

    ResponderExcluir

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.