terça-feira, 27 de setembro de 2011

Asfalto Pradinista

Em condições, politicamente, normais de pressão e de temperatura, o que, definitivamente, não tem sido o caso de João Monlevade nos últimos 32 meses, o asfaltamento, salvo algumas questões ambientais, quase sempre é bem visto pela opinião pública. E cá, entre nós, o asfalto é uma das coisas que, certamente, melhor conjugam os fatores custo/benefício, visando fins eleitorais ou eleitoreiros, eis que, geralmente, não demanda muito esforço do agente político. Para asfaltar, por exemplo, não é necessária liderança ou a mobilização político-social no sentido de convencimento da sociedade sobre determinado rumo a se seguir. Asfaltar é licitar a empresa fornecedora do asfalto e do serviço, fiscalizar o cumprimento do contrato e, finalmente, pagar pela empreitada. Para o gabinete prandinista, pagar pelo asfalto parece ser o menor dos problemas, já que quando não contrai dívida a ser quitada pelos próximos prefeitos, usa do Dae para dar um jeito. Nesta administração, apesar do recorrente problema de falta d’água em vários pontos da cidade, o Departamento de Água e Esgoto tem aplicado parte considerável de uma receita que deveria garantir a manutenção e a ampliação da rede de abastecimento de água tratada, para adquirir montanhas de asfalto, que devem ficar ainda maiores, depois do recente aumento tarifário da autarquia. Agora, recebo a notícia de que o asfalto, recentemente, aplicado na Av. Candido Dias já apresenta uma série de defeitos e avarias. De duas uma: ou é muito mais incompetência do que se imaginava e mais descaso com o dinheiro público ou o prazo de validade do asfalto prandinista não passa das próximas eleições.

3 comentários:

  1. A situação procede mesmo (falhas em parte do recapeamento asfáltico na Avenida Cândido Dias, no bairro Loanda), tanto que isso é somente um recapeamento do asfalto existente, não é um asfaltamento, isso não passa de uma jogada de marketing com os interesses voltados somente para as eleições municipais de 2012 (isso se o mundo não acabar antes das eleições, risos). Lá no bairro Jacuí, na Avenida Vereador João Braga, a situação está crítica demais, pois nessa via circula não só veículos de outras cidades e de moradores de nossa cidade, mas caminhões pesados que ajudam a deteriorar ainda mais o asfalto, que é de péssima qualidade haja em vista desse que a PMJM está colocando nessas 34 vias públicas, e a Administração Municipal não está nem aí para a situação. Infelizmete teremos que continuar a ver essa situação até o fim do ano que vem, isso se o mundo não acabar antes e se o atual prefeito ganhar a eleição mais uma vez, coisa que ninguém quer nem no sonho.

    Abraços aê Doutor !!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente apresenta casos de descolamento, acho que vcs deveriamse informar melhor,pois é normal estes descolamentos (como se o asfalto escorrece. Por isso os DER´s, DNIT e prefeituras em seus contratos devem constar o ermo de "garantia" para esses casos. Não trabalho na prefeitura de monlevade e por isso nao sei dizer se há esta cláusula. è isto que se deve verificar, se existe ou não a cláusula.

    ResponderExcluir
  3. recapeamento não é asfaltamento

    ResponderExcluir

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.