Por meio de um decreto assinado pelo prefeito Gustavo Prandini, na última sexta feira, a tarifa do transporte coletivo monlevadense foi reajustada em 10% e voltou a ser uma das mais caras do país. Sinceramente, talvez, o único ponto positivo que se podia vislumbrar na atual administração era, justamente, o congelamento da passagem do transporte público de passageiros. O fato é que o setor do transporte coletivo de João Monlevade constitui, senão, a maior caixa preta deste Município. A planilha usada pela empresa para a composição do valor da tarifa é, totalmente, obsoleta e, além de depender de uma fiscalização sistemática que não acontece, não permite transparência quanto a percepção do lucro da ENSCON. Obviamente que a atividade empresarial busca sempre o lucro, no entanto, tratando-se de prestação de serviço público essencial, diretamente, relacionado ao direito constitucional de ir e vir, deve sempre haver uma ponderação entre o lucro e o interesse público e, consequentemente, um limite para o lucro. Aumentar o preço da passagem sem se conhecer o lucro do empresário é o mesmo que conceder um aumento salarial para um empregado, sem saber quanto ele ganha. Mas, como eu dizia, inicialmente, o congelamento do preço da tarifa era, a meu ver, o único ponto positivo desta administração prandinista a atingir a coletividade geral. E é claro que, a menos de um ano para o início da corrida eleitoral, uma decisão desta natureza, que pesa no bolso do eleitor, certamente, também irá pesar no momento do voto. De tal forma, que, sob o ponto de vista político e considerando ainda a péssima avaliação do governo, o tal aumento, feito como foi, causa, no mínimo, muita estranheza. Posso estar enganado, mas tudo indica que o reajuste do preço da passagem do ônibus parece ter uma relação muito mais direta com as eleições do próximo ano, do que se imagina. Afinal, para se realizar uma campanha eleitoral é necessário algum financiamento.
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
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Fernando ,
ResponderExcluirAlém da passagem MUITO cara, um outro fato que sempre chama atenção é o péssimo serviço prestado pela Enscon. O 141 de 6:25 praticamente todos os dias estão com os assentos do fundo molhados. Os horários são pessimamente distribuídos é normal ficarmos no ponto mais 40 minutos esperando onibus e quando aparece um vem todos juntos. Os motoristas não possuem noção de capacidade máxima do veículo enquanto cabe passageiro nem que seja um por cima do outro eles param no ponto.
E o mais legal dessa história toda é que a empresa tem sempre bons índices de aprovação dos usuários, apesar de usar o transporte coletivo quase todos os dias nos últimos 6 anos , nunca tive a oportunidade de responder essa pesquisa. Alguém sabe onde ela feita?
Sabe acho a Enscon qualquer dia vai distribuir alguns narizes de palhaço para os usuários, pois pagamos caro, temos um serviço mal prestado e ninguém fala nada.
a por causa do nariz de palhaço a passagem vais aumentar mais 10% afinal ele vai entrar na planilha de custo.
Tá com nada esse prefeito lero-lero mesmo, essa passagem tá cara demais !!!! Nem posso sair de casa para ir ao centro comercial direto, pois gastarei nada menos do que R$5,50 em passagem !!!
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