quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

MGTV: 30 Anos de Desserviço à Minas Gerais

Foto: Divulgação

O telejornal mantido pela Rede Globo e destinado a veicular notícias e matérias sobre a região metropolitana de Belo Horizonte e outras regiões de Minas gerais, o MG TV, completa, em 2013, 30 anos.   
São 30 anos de um verdadeiro desserviço ao estado de Minas Gerias e à mineridade. Não existe na televisão brasileira um telejornal tão conservador, reacionário e omisso a sua própria gente como o MG TV.
O MGTV não sobe o morro e faz uso falacioso de eufemismo para chamar o caos e miséria urbana de “aglomerado”, como se Belo Horizonte não tivesse favelas.
O MGTV não divulga a corrupção dos políticos mineiros e não discute a principal questão econômica da mineridade contemporânea: os royalties da mineração.
O MGTV não resgata ou divulga de forma relevante as diversas faces da verdadeira cultura mineira, que se condensa na urbanidade e na complexidade antropológica e artística das vilas originais mineiras como Ouro Preto, Sabará, Mariana, São João del Rei, Diamantina, além de outras,  e, ao contrário, tenta convencer o mineiro que ele é um jeca-tatu.
O MGTV submete, covardemente, Belo Horizonte ao jugo da ditadura cultural do eixo Rio-São Paulo e, quando o faz em raras ocasiões, apresenta Ouro Preto apenas sobe o enfoque turístico, se furtando da mais absoluta realidade de que a antiga Villa Rica é a verdadeira capital cultural de Minas Gerais.
O MGTV é enfadonho, pedante e, ao final de cada edição, invariavelmente, apresenta uma receita de bolo ou uma entrevista com psicólogo, que ensina como se relacionar com um adolescente.   
O MGTV sufoca Minas. 

5 comentários:

  1. Tem jeito não. Não temos mídia própria. Somos apenas repetidores do que as matrizes determinam.O MGTV e a Globo Minas são pálidos reflexos do país. A visão que continuam tendo da gente é de uma grande roça rodeada de queijo por todos os lados. E nós nos resignamos a esse papel. Eu quero ver é quando acabar o minério. Teremos inúmeras cidades fantasma. Mas...enquanto isso não acontece, pelo menos tem a net para aliviar o vazio midiático.

    ResponderExcluir
  2. Este é o padrão Rede Globo de manipulação da sociedade. Só é bom o que eles querem que seja. Um horror!

    ResponderExcluir
  3. Eu pouco assisto ao MGTV, mas reafirmo que este é o papel do PIG (Partido da Imprensa Golpista) que é sempre alienar a população ...

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente, ainda teremos por um bom tempo esta rede mostrando, à sua maneira ,os fatos. O que se viu ontem, com a substituição da sua tradicional grade de programação pela cobertura das manifestações, merece uma análise profunda.Já temos pessoas ,beneficiários de programas sociais importantes, falando das"mensagens "deixadas ontem pela emissora.

    ResponderExcluir
  5. Não é de hoje que é de conhecimento de muitos,sobre quem controla a imprensa mineira. Elegeu, reelegeu, deixou seu sucessor, sua irmã continuou assessorando o estado, e sua família então, está aí, fazendo seu latifúndio político, como a família Sarney no Maranhão e no Amapá ou como muitas outras famílias e grupos políticos pelo interior do Brasil, que se revezam na vez de explorar, mandar, desmandar, submeter e explorar o povo e sua inocência política à sua subjugação!

    ResponderExcluir

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.