quarta-feira, 6 de março de 2013

Lixão a Céu Aberto na Praça da Igreja


Cachorro rompe sacos de lixo, indevidamente, acomodados na praça da Igreja, espalhando sujeira, chorume e fedentina pelo espaço público. A calçada da praça se encontra encardida de tanto lixo.  

É inacreditável como o ato simples como o de se caminhar pelas ruas de João Monlevade pode se transformar num experiência, realmente, perturbadora e repugnante.
Não posso dizer nada quanto aos demais, mas eu nunca vou me acostumar com essa quantidade imensa e enojante de lixo que pode ser encontrada pelas ruas, calçadas e praças do Município. E, inacreditavelmente, é o que parece estar acontecendo com boa parte dos cidadãos desta cidade.
A foto acima retrata a situação da Praça da Igreja Nossa Senhora da Conceição, que além de vergonhosa, a meu ver, demonstra a gravidade da crise cultural em que o povo monlevadense se encontra.  
É verdade que o atual governo ainda não conseguiu efetivar nem mesmo os serviços básicos prestados pelo Município, como limpeza urbana e etc.  Também é verdade que o Poder Público, diante dessas situações,   deve assumir seu papel de promotor de consciência e de fiscalizador entre os munícipes, o que parece muito para quem não consegue nem manter o básico. Sabe-se que a sociedade e os governantes ainda não acordaram (ou resistem) para a necessidade da instituição de um modelo de escola de ensino integrado que prepare o cidadão para a vida e não apenas para os vestibulares, o que inclui ensinar como a cidade deve ser tratada, como o lixo deve ser disposto, como devem se dar as relações entre indivíduo e cidade em todos os seus aspectos e etc.
No entanto, o mais triste e incompreensível é a conclusão de que toda essa situação é produto direto da atitude de comerciantes e lojistas que têm seus estabelecimentos fixados no entorno da praça. E neste caso específico, o que está faltando é a boa e velha vergonha na cara!   




4 comentários:

  1. Esta imundice é provocada em parte por um restaurante situado nesta praça. Falta de consciência e vergonha na cara.

    ResponderExcluir
  2. Esta imundice é provocada em parte por um restaurante situado nesta praça. Falta de consciência e vergonha na cara.

    ResponderExcluir
  3. Acho que do lado ai tem um restaurante tradicional da cidade, e me parece que a maioria do lixo deve ser de responsabilidade dele, imaginem se fizermos o inverso, quando ele colocar o lixo na rua, colocarmos novamente o lixo em seu estabelecimento.

    ResponderExcluir
  4. Tem que multar o dono do restaurante!
    A culpa aí é dele.
    Ou então fazermos como o comentário acima.
    Pegar o lixo e colocar dentro do restaurante dele.
    Aí fica fácil demais, jogar o lixo na rua,fechar as portas e sair fora. E a cidade que se fôda. Só pensa em ganhar dinheiro. Dever como cidadão não existe.
    E antes, que queriam destruir a praça para fazer estacionamento pra ele. Você se lembra Dr.?
    Uma vergonha para a nossa cidade.
    Imaginem como na parte interna do restaurante. VISA neles.

    ResponderExcluir

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.