terça-feira, 16 de novembro de 2010

Guerra Cambial

Nas últimas semanas, a economia brasileira vem sofrendo uma hostilidade externa sem precedentes, desde que conquistou sua estabilidade monetária. Desta vez não estamos sob o ataque do capital especulativo ou do oportunismo financeiro. Estamos sim sob o ataque direto da maior economia do mundo, os Estados Unidos da América. Recentemente, o Banco Central norte-americano despejou 600 bilhões de dólares no mercado financeiro. Como os Estados Unidos e boa parte do mundo ainda amargam sérias conseqüências da Crise de 2008, boa parte deste dinheiro tende a aportar em terras tupiniquins, atraído pelas elevadas taxas de juros e pelo bom momento da economia brasileira. O resultado então é a valorização do Real frente ao Dolar, o que facilita as importações brasileiras, ao passo que dificulta nossas exportações. Assim, o Brasil perde mercado para seus produtos em outros países, ao mesmo tempo em que vê seu mercado interno ser inundado com produtos estrangeiros, artificialmente, barados que colocam em xeque a indústria nacional. É a chamada Guerra Cambial. E a situação é muito mais séria do que se imagina. Sem pretensão para o alarmismo, basta lembrar que após a crise financeira de 1929, o mundo se viu diante de situação cambial idêntica, que acabou culminando na Segunda Guerra Mundial.

2 comentários:

  1. Realmente é uma situação preocupante para o médio prazo. Vamos ver como a Dilma vai se sair já com um desafio gigantesco nas mãos. O Lula com certeza, sacaria de mais uma das suas metáforas, tipo a marolinha. Mas não sei se a Dilma tem tamanho jogo de cintura. Ainda bem que Deus é Brasileiro.

    ResponderExcluir
  2. Ele voltou! O Zé Chatasso do Espinhaço está de volta na Alternativa FM. Se em uma já era ruim, imagina agora aquela voz de sogra descendo o pau em todo mundo e tocando musica brega em duas emissoras. João Monlevade merece isso? Cadê o Marcio Passos, a Dorinha Machado e o Mauri Torres?

    ResponderExcluir

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.