sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Cemitério Histórico de Monlevade

No início da tarde do último feriado de finados, estive no Cemitério Histórico, localizado ao lado da sede do Social Clube, no Bairro Vila Tanque, para prestar uma singela homenagem aos grandes pioneiros e patronos da metalurgia industrial dessas terras, o nobre francês Jean de Monlevade e o luxemburguês Dr. Louis Ensch.Àquela altura do dia, mais de 100 pessoas já haviam assinado o livro de presença disponibilizado pela direção da Usina na portaria daquela antiqüíssima e importante construção.
O Cemitério Histórico é, realmente, um ambiente de muita paz e está muito bem cuidado, conservando seus portões, seus muros de alvenaria de pedra, suas sepulturas e um paisagismo muito harmônico e belo que potencializa ainda mais a sensação de tranqüilidade de quem visitanta do lugar.Não se sabe ao certo quantas pessoas estão enterradas naquele cemitério. As sepulturas hoje existentes somam um total de 06 e trazem em suas lapides os nomes de Jean Antoine Felix Dissandes de Monlevade, de Louis Jacques Ensch e de sua esposa Dona Maria Coutinho Ensch (enterrados na mesma sepultura), de Erwin Kruger, de Orozimbo Bemvindo Brasileiro, de José Alvim e de Senhorinha da Silva.Curiosamente, não vi o nome de Dona Clara Sophia de Souza Coutinho, a esposa de Monlevade e sobrinha do mais famoso, excêntrico e opulento senhor de Minas de Ouro (Mina do Gongo Socco, entre outras) do Primeiro Império Brasileiro, o Barão de Catas Altas.
O certo é que, considerando que o antigo cemitério também se destinou ao sepultamento dos escravos da Fazenda e da Forja Catalã de Jean de Monlevade, pode-se estimar que mais de 1 ou 2 centenas de indivíduos encontraram seu descanso na serenidade daquele lugar, já que, como consta do relatório produzido pelo próprio Monlevade no auge da produção de sua fábrica, seu empreendimento contava com 150 escravos treinados na arte do ferro, além de ótimos pedreiros, carpinteiros, terreiros, carvoeiros, telheiros, arrieiros e outros ofícios mais.

2 comentários:

  1. Um pedaço da história de João Monlevade está ali, os grandes pioneiros desta terra que ajudaram no desenvolvimento de nossa cidade e colocaram Monlevade no topo da siderurgia mundial.

    Belas imagens !!!

    ResponderExcluir
  2. Ah!!!Agora conheci a historia de JOAO MONLEVADE.ela e muito interessante,contanto que no dia do trabalhador dia:01/05/12 terça feira fui no cemiterio historico, na forja catala e na fazenda solar.Minha avo e visinha do cemiterio historico.Eu ainda estou estudadando sobre isso.Estou no quarto ano.Tenho 9 anos.Quando fui na fazenda solar e na forja catala tinha uma placa escrito:Favor nao entrar pedrestres e motos: mas tinha um lugar aberto de todo o tamanho
    Entrei e tirei muitas fotos.

    ResponderExcluir

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.