terça-feira, 15 de maio de 2012

Abaixo-Assinado Contra o Anexo e outras Coisas Mais

Na manhã do último sábado, integrantes do grupo de discussões mantido no Facebook, “Transparência Monlevade”, estiveram em pontos estratégicos da cidade, colhendo assinaturas para o abaixo-assinado que se dispõe à convocação do Referendo, através do qual o eleitorado monlevadense terá a oportunidade de decidir, pelo voto direto, se é contra ou a favor da construção do famigerado anexo da Câmara no valor inicial de um milhão e setecentos mil reais.
Foi muito bom testemunhar que ao ser abordado pelos ativistas do Movimento ou, simplesmente, ao tomar conhecimento da causa, o cidadão monlevadense, prontamente, se colocava em fila para assinar o abaixo-assinado.
Também chamou a atenção o fato de a esmagadora maioria dos signatários somente ter tomado conhecimento da intenção do presidente da Câmara, Pastor Carlinhos, em construir o inoportuno anexo, naquele momento de coleta de assinaturas.
Recentemente, alguns escrevinhadores locais levantaram certas considerações a cerca do Movimento Contra a Construção do Anexo.
O blogueiro Chico franco indagou se, considerando o histórico de irresponsabilidade e de ineficiência com o gasto público da administração prandinista, não seria melhor deixar que o anexo fosse construído, pois, do contrário o recurso da obra teria que retornar aos cofres da Prefeitura, onde, provavelmente, seria consumido pela incapacidade de gestão do atual prefeito.
O blogueiro Célio Lima, por sua vez, comentou que considerava como inoportuno o momento em que as oposições contra o anexo surgiram.
E o Jornalista Márcio Passos publicou no Jornal A Notícia um texto, como sempre muito pertinente, em que afirmou existirem outras questões em Monlevade, que não apenas o anexo, contra as quais os cidadãos deveriam se manifestara e se indignar.
Pois bem, não tiro a razão de Chico Franco no tocante ao péssimo histórico financeiro do governo Prandini. No entanto, o movimento contra anexo não se encerra com a contemplação de seus objetivos imediatos, ou seja, a paralisação da obra. Caso o recurso destinado ao anexo seja repassado para Prefeitura, o Movimento estará a monitorá-lo e disposto a agir na hipótese de seu mau uso.

Quanto ao momento em que o Movimento surgiu, e, neste sentido, imagino que o Célio Lima se referia à proximidade das eleições municipais, posso afirmar que o controle social sobre os poderes constituídos deve ser exercido, diuturnamente, todos os dias do ano, seja este último eleitoral ou não. É verdade que o anexo foi anunciado há algum tempo. Mas, também é verdade que, somente agora, através da utilização do instrumento tão inovador que é o Facebook, se tornou possível a reunião de vários molevadenses em prol de uma causa em comum. Infelizmente, Célio, não podemos controlar o nascimento de movimentos cívicos ou políticos que se tornaram possíveis através das revoluções digitais deste século. Gostaríamos que tivesse ocorrido antes, mas só agora foi possível.
Por fim, também não posso tirar a razão do Márcio. Existem sim várias situações ocorrendo em João Molevade que merecem e demandam a indignação de seus cidadãos. Posso citar a Prandinet, o Memorial do Aço, o nepotismo prandinista, o altíssimo valor da tarifa de transporte coletivo, a monstruosa dívida pública, a falta d’água na cidade e várias outras. Contudo, o Movimento é composto por voluntários e, surgiu, espontaneamente, em torno da questão do anexo da Câmara. Infelizmente, ainda não contamos com recursos para atuar em todas as frentes que gostaríamos.
O fato é que o Movimento Contra o Anexo tem evoluído, agregando cada vez mais adeptos e, por ter chegado aonde chegou, colhendo cerca de mil e quinhentas assinaturas para a convocação do Referendo em um único dia, já pode ser visto como um episódio histórico da vida cívica de João Monlevade.

5 comentários:

  1. Quantas assinaturas são necessarias?
    E onde assinamos?

    ResponderExcluir
  2. São necessárias pouco menos de 3.000 assinaturas que serão colhidas nos locais, previamente, anunciados no grupo Transparência Monlevade e neste blog.

    Fernando Garcia

    ResponderExcluir
  3. Doutor, algumas pessoas que são a favor do anexo avacalham as discussões lá no Transparência Monlevade, desse jeito eles querem jogar a opinião pública contra este grupo!

    ResponderExcluir
  4. Anexo já é a única obra q será feita nestes últimos 3 anos e meio Dr.

    ResponderExcluir

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.