segunda-feira, 21 de maio de 2012

Preguiça, Trabalho Porco e Descaso do Dae

A Avenida Aeroporto é, realmente, um modelo de calçamento para todo o Município. Pavimentada em paralelepípedos, muito bem assentados, alinhados e nivelados, aquela via do Bairro Vila Tanque, há mais de 50 anos, ostenta um calçamento que é considerado, atualmente, como o ideal, sob o ponto de vista ambiental.
É que o calçamento em paralelepípedo permite a absorção de até 20% da água da chuva, o que, além de permitir o reabastecimento do lençol freático, diminui o risco de inundações nos centros urbanos.
Outra característica interessante deste tipo de calçamento é que como o paralelepípedo é feito de concreto, um material claro, boa parte da luz do sol que incide sobre o mesmo é refletida para a atmosfera, minimizando a ocorrência do fenômeno conhecido como albedo ou ilha de calor.
A praticidade do paralelepípedo também deve ser considerada em situações de reparos ou de outras intervenções na via. Em caso de necessidade, basta retirar os paralelepípedos, efetuar o reparo ou a intervenção demandada e, depois, recolocá-los no lugar, sem maiores custos.
Não se for o Dae o responsável pela obra. Recentemente, a autarquia municipal promoveu um reparo na rede de esgoto da Avenida Aeroporto e não voltou com os paralelepípedos para onde estavam há mais de 50 anos.
No lugar, assentaram algumas pedras do tipo “pé de moleque” e uma massa asfáltica terrível (foto acima)! E isso tem se tornado uma constante, cidade a fora, nas vias calçadas em bloquetes e paralelepípedos: o Dae retira a pavimentação original, realiza o reparo e passa uma camada porca de asfalto desnivelado no lugar. O nome disso é preguiça, trabalho porco e descaso com o patrimônio público!

2 comentários:

  1. Será o Sr. não foi sabe que o DAE tá literalmente quebrado financeiramente? Sou fornecedor e não recebo há tempos um fornecimento.Talvez por isso não tenha como investir em qualidade! Se os vereadores não fazem nada, é hora do pessoal da tansparência cobrar explcações e documentos. Ou vão esperar falir de ez pra uma copasa entrar na cidade com seus preços exorbitantes?

    ResponderExcluir
  2. Prandine assumiu a prefeitura com 9.000.000,00(nove milhoes de reais) no caixa e mais ou menos 130.000.000(cento e trinta milhoes) nos quatro anos de governo cadê esse dinheiro gente? quase 140.000.000? Cadê o dindin gustavo?na cidade vc nao gastou,e ainda pegou mais uns tantos milhoes emprestados do bndes porque ninguem questiona isso?porque o povo fica quieto?porque os vereadores nem procuram saber ou procurar informaçao a respeito? Se o PT ganhar ai nao se fala mais nesse assunto nao é mesmo

    ResponderExcluir

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.