terça-feira, 6 de março de 2012

O PT e Prandini

Nos últimos dias, alguns dirigentes e militantes do Partido dos Trabalhadores de João Monlevade têm feito declarações no sentido que a sigla estaria prestes a romper com o governo Gustavo Prandini e poderia lançar candidato próprio para concorrer às próximas eleições. Sinceramente, não acredito nisso.
Primeiro, porque a recente mudança de interpretação do parágrafo 7° do art. 11 da lei 9.504/97, elaborada pela Justiça Eleitoral pode dificultar, mas não impede a candidatura do atual prefeito. Afinal, uma Resolução emitida por um tribunal não pode se sobrepor a uma lei aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente da República. Judiciário não legisla, correto?
Segundo, porque o PT monlevadense vive, há quase uma década, uma séria crise, que apenas tem se agravado nestes últimos três anos em que encabeçou a vice-prefeitura prandinista.
O simples fato de, após os oito anos de governo Moreira, o PT não conseguir consolidar um nome, legitimamente, petista para concorrer a prefeitura, por si já evidencia que as coisas não vão bem no Partido dos Trabalhadores, há muito tempo. O jeito, então, foi apoiar Prandini.
E na era prandinista, certamente, as coisa pioraram, pois uma agremiação que sempre foi conhecida por sua forte unidade partidária, principalmente, diante das disputas eleitorais, se encontra, hoje, muito dividida e, consequentemente, enfraquecida.
A verdade é que o Prandinismo conseguiu seccionar o partido em três ou quatro PTs e através da concessão de cargos, de salários, de gratificações, além do manejo de engodos que lhe são próprios, mantém a maioria dentro do Diretório Municipal. E vai ser assim até o final. Este Encontro Municipal, anunciado pelo partido, deve ser neutralizado pelo gabinete prandinista, indefinidamente, a exemplo de outros. Tudo vai depender da capacidade do governo em atender a vaidade individual de alguns. E para isso, Prandini tem a Máquina nas mãos .
Na política tudo tem sua forma e seu tempo. E o tempo de uma ruptura saudável entre PT e PV já é mais do que pretérita. O PT deveria ter rompido antes da vinda de Tadeu e Ivo José. Aquele era o momento certo de o PT deixar a base do governo sob a justificativa plausível de que Prandini havia traído os princípios do partido e não reunia as condições para representar a Esquerda Monlevadense.
A partir do momento em que o partido aceitou que Prandini se valesse do subterfúgio de se recorrer à petistas de Ipatinga para, artificialmente, manter o apoio do partido, o PT assumiu de vez toda a responsabilidade pelo situação político-administrativa catastrófica vivenciada pelo Município, esvaziando ele mesmo a tese de que não podia ter responsabilidade, pois, de fato, não participava das decisões de governo. Hoje, o PT tem sim sua culpa e ela é por omissão.
Neste cenário de crise, não resta ao PT, senão a opção por se manter ao lado de Prandini para, juntos, concorrerem às próximas eleições. Uma ruptura este momento colocaria o partido numa espécie de limbo político, ou seja, não seria visto pelo eleitor como situação, mas também não poderia ser visto como oposição, pois já assumiu sua responsabilidade pelo resultado prandinista. O PT, então, seria visto como o traidor que concorreu para ser traído, o que, numa eleição pode ser terrível. Já imaginou ser chamado de traíra que abocanha o próprio rabo? É o que pode acontecer!
Mas, para aqueles que, realmente, são petistas por afinidade e amor à Estrela Vermelha, resta a esperança de que todo ambiente de crise gera um infinidade de oportunidades e, no final disso tudo, o PT monlevadense terá uma grande chance de se renovar.

4 comentários:

  1. só sei q Prandini é e sempre será o pior prefeito de joão monlevade,Fora Prandiniiiiiii.

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo, Fernando! Lembra-se de nossos papos no período da greve? Muita água rolou debaixo daquela ponte até a atualidade... Nove meses atrás ...in(gestação!)Hoje mesmo disse à Dulcinéia:Você Acordou tarde (?)

    ResponderExcluir
  3. ESTRANHO, SE NÃO FOR TENDENCIOSO,MAS HÁ UMA PARCELA BEM GRANDE DENTRO DO PT QUE, QUANDO VIU DESDE BEM CEDO OS RUMOS DO GOVERNO PRANDINI,PASSOU A SER CONTRÁRIA A ATUAL ADMINISTRAÇÃO. ESSES NÃO CONTAM? ELES NÃO FORAM OUVIDOS, TENTARAM AJUDAR, MAS PRANDINI IGNOROU. FALO DE DR. LAÉRCIO, ROSÂNGELA, NETO, GLEBER E VÁRIOS OUTROS COMPANHEIROS.

    ResponderExcluir
  4. O PT ainda continua sendo a melhor opçäo para monlevade. Isso porque é o único partido de verdade no município. O único que disputa idéias, ideologias ou tendëncias. Os outros partidos em monlevade infelismente serve apenas para decidir opiniöes individuais. Ex PSDB de Mauri, PMDB de Dorinha, PP de Zezinho, PPS de Conceiçäo o PV de Gustavo etc... O PT é todos que fazem parte dele.

    ResponderExcluir

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.