quinta-feira, 22 de março de 2012

Sabotagem na Semana Mundial da Água/2009

Em março de 2009, pouco antes de deixar a Divisão de Meio Ambiente, como parte das comemorações da Semana Mundial da Água, apresentei ao chefe do Executivo três projetos voltados para as questões dos recursos hídricos: Projeto de Educação Ambiental na Casa Bem Viver, Projeto de Recuperação e Preservação das Nascentes já Catalogadas no Município e, através do Codema, uma proposta de lei, sugerida ao prefeito, instituindo no Município o Projeto de Uso Racional da Água.
O prefeito aprovou os três projetos e os encaminhou para a Assessoria de Comunicação, afim de que lhes fosse dada a publicidade devida.
Passaram-se 1, 2, 5, 10 dias, sem que a imprensa publicasse qualquer nota que fosse a respeito dos tais projetos. Muito pelo contrário, lembro-me de uma nota veiculada no Jornal A Notícia estranhado o fato de um governo do Partido Verde não ter apresentado nenhuma atividade ou projeto naquela ocasião.
Posteriormente, tive o conhecimento de que houve ordem do gabinete para que meus projetos não fossem divulgados. Sabe qual é o nome disso? Sabotagem político-partidária! Agora vocês entendem a razão da debandada do PV do governo?
Para quem tiver a curiosidade, publico um dos projetos, a seguir. Não vou publicar os demais, agora, por uma questão de falta espaço no blog. Mas, para quem tiver interesse, posso enviar por e-mail.

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESPECÍFICO: RECURSOS HÍDRICOS

Introdução

Atualmente, o consumo irresponsável e os impactos ambientais impostos aos recursos hídricos, aliados ao acréscimo da demanda resultante do vertiginoso aumento das populações urbanas, são as principais causas da escassez de água potável. De acordo com organização das Nações Unidas, se não forem tomadas providências imediatas, em menos de 20 anos, 1,8 bilhão de pessoas viverão em países ou regiões com escassez absoluta de água.
Para combatermos este crucial problema, o primeiro passo é instituir em nossa sociedade a educação ambiental de forma ampla e eficaz, voltada, sobre tudo, para nossas crianças e adolescentes, visando o resgate do elo entre o ser humano e a natureza.
Uma das conseqüências naturais da Educação Ambiental é caracterizada pela integração que emerge da relação entre o indivíduo e o trabalho educativo, colocando-o numa sensível interação com a natureza e despertando no educando um sentimento de que ele próprio faz parte do meio natural, e que, como elemento deste meio, deve proteger a natureza como forma de proteger a si mesmo.
Neste contexto, a Divisão de Meio Ambiente da Secretaria de Serviços Urbanos propõe o desenvolvimento e a implantação de um projeto de educação ambiental, abrangendo atividades relacionadas à manutenção dos recursos hídricos do município, tais como o reflorestamento de matas ciliares, palestras, visitas monitoradas às nascentes, assim como várias ações de âmbito sócio ambiental, voltadas para crianças de até 15 anos de idade, inseridas num ambiente sócio-ambiental vulnerável.

Justificativa

a)Relevância social

Contribuir com a preservação das APPs (Áreas de Proteção Permanente) relacionadas com a manutenção de recursos hídricos, através da conscientização do educando pela instrução ambiental continuada.

b)Relevância Individual

Permitir a progressão e o desenvolvimento sócio-ambiental destes alunos para se tornarem pessoas de referência na sociedade, proporcionando também o crescimento intelectual, e dando a eles uma referência de boa índole.
Objetivos

•Promoção da inclusão das instituições municipais dedicadas à educação básica às atividades relacionadas à preservação de recursos hídricos;
•Promoção da utilização racional dos recursos hídricos;
•Criação de uma consciência ambientalmente correta, buscando mudanças de padrões, de condutas, de posturas e de hábitos relacionados ao uso e a conservação do recurso em questão;
•Iniciar um trabalho na Casa Bem-Viver, fornecendo conhecimento, por meio de atividades lúdicas, visando a formação de consciência ambiental de crianças e adolescentes;

Apresentação das atividades

O projeto pretende ser implantado em curto prazo e em conformidade com as normas educacionais. Serão executadas as seguintes atividades: reflorestamento de matas ciliares nos cursos d’água, palestras ministradas por profissionais relacionados ao contexto hidrológico, visitas monitoradas às nascentes cadastradas no município e um trabalho direto de informação e práticas relacionadas ao tema.

Conclusão

Diante das razões apresentadas, torna-se patente a necessidade de criarmos, junto a nossas crianças, ou seja, junto aos futuros cidadãos de nossa cidade, a consciência ambiental destinada inseri-los num paradigma ambiental que garanta às próximas gerações a disponibilidade deste valoroso e indispensável recurso que é a água.

3 comentários:

  1. Doutor, o Prandini deve tá querendo largar o barco nessa hora! De Verde o seu governo não tem nada! Aliás, falta tudo nesse (des)governo!

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  2. beleza fernando ,depois vc me envia os projetos conforme combinamos ,falô cara!abraços!!

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  3. Dr., O Celio Lima disse que "Prandini está morto. Só esqueceram de fechar o caixão"
    Concordo!
    Prandini é passado. E eu estou olhando para o futuro como Lucien, Gentil Bicalho e outros.
    Na situação em que as coisas chegaram, acho que quando nós criticamos o Prandini, nós até damos um pouco de vida a ele!

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