terça-feira, 27 de março de 2012

O Trânsito do Juvenal

Trânsito é um tema recorrente entre os blogs monlevadenses. E não é por menos. O tráfego de veículos no centro da cidade é a cada dia mais caótico. No entanto, o que se revela ainda mais perturbador é a quase completa letargia do atual governo em lidar com a questão.
Trânsito é uma matéria que envolve temas variados tais como transporte coletivo, educação, fiscalização, segurança, sinalização, estacionamentos públicos e privados, planejamento de vias alternativas, incentivo de meios de transportes alternativos, monitoramento da qualidade dos centros de formação de condutores e etc. Significa dizer que o trânsito deve ser enxergado e trabalhado dentro de uma sistemática que lhe é própria, o que, obviamente, não tem acontecido em João Monlevade.
Nestes últimos três anos a única intervenção realizada no sentido de se minimizar os problemas do trânsito monlevadense foi a implementação do projeto Linha Azul, que, em seguida chegou a ser desfeito, parcialmente, pois também não fora concebido dentro daquela sistemática que deve embasar as políticas públicas para o setor, como já citado.
Então, surgiu o Juvenal, petista-forasteiro, que foi trazido de Ipatinga para aplicar no trânsito monlevadense aquilo que os blogueiro já falavam, há tempos. Juvenal desfez parte do projeto Linha Azul. Ponto pra ele. Mas, os blogueiros já haviam dito “...Como foi concedida, ela (a Linha Azul) não atinge a raiz do problema. É mais uma daqueles projetos caríssimos Pra Inglês Ver”. Juvenal pintou a sinalização horizontal em algumas vias. Mais um ponto pra ele. Mas, os blogueiros já haviam dito “...somente assim, começando por ordenar o espaço das vias de forma técnica e profissional, com a instalação da sinalização horizontal adequada, poderemos trazer alguma esperança para o conturbado e caótico trânsito nosso de cada dia”. Juvenal proibiu o estacionamento de veículos em um lado da Rua do Andrade. Outro ponto pra ele. Mas, os blogueiros já haviam dito “...É preciso regulamentar pela proibição do estacionamento em um dos lados destas vias para possibilitar o livre trânsito de ambas as mãos de direção”.
Ora, trazer um forasteiro para implementar mudanças já sugeridas por alguns molevadenses da gema é, talvez, a maior demonstração de falta de sensibilidade e de desejo político em buscar uma solução para o caos que impera no trânsito da cidade. Significa dizer, o Juvenal não precisava estar aqui.
Recentemente, o Juvenal teve a infelicidade de dizer que o “trânsito de João Monlevade não tinha solução”. Aí, perdeu os poucos pontos que tinha conseguido e assinou seu passaporte de volta para o Vale do Aço. Pelo menos é o que deveria ter acontecido. Com a saída de Tadeu do governo prandinista, sua permanência à frente do Settram se tornou, politicamente, ainda mais insustentável. Volta pra Ipatinga, Juvenal.

3 comentários:

  1. Dr Fernando o sr nao acha que a internet gratuita "Prandinet" não merece ser investigada pelo ministerio público, pois curiosamente a denúncia que a Rede Globo apresentou contra a prefeitura de João Pessoa é muito parecido com o que ocorre aqui. O que o sr acha?

    ResponderExcluir
  2. Lembrei na hora que vi a matéria. Interessante que a internet não funcional nem aqui e nem lá. Será que a nossa também teve o tal "treinamento de pessoal", pq liciação já sabemos que não teve. Na época Sinval entrou com pedido de investigação no MP. Vai dar merda se eles investigarem.

    ResponderExcluir
  3. Quem touxe esse cara mais o tal de Espinhaço(vulgo mexeriqueiro)é que já deveria ter pedido o boné e se mandado há muito tempo para o bem de Monlevade e felicidade geral dos cidadãos.

    ResponderExcluir

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.