quinta-feira, 28 de junho de 2012

Bastieri

Recentemente, o Partido dos Trabalhadores de João Monlevade desautorizou o vice-prefeito, Wilson Bastieri, de representar o PT, de usar símbolos petistas e de falar em nome da agremiação partidária, da qual, se encontra licenciado, condição esta que não encontra previsão no respectivo Estatuto.
Inconformado com a situação, Wilson Bastieri - que no ano de 1982 foi eleito vereador pelo PT e também se afastou do partido para se esquivar do pagamento da contribuição obrigatória – apresentou suas lamúrias às instancias superiores do PT, obtendo a resposta que se transcreve, a seguir:

1. Não há previsão estatutária para a licença da filiação. O filiado que não concorde com as decisões do partido ou sinta-se impedido de cumpri-las pode solicitar, a qualquer momento, sua desfiliação.

2. Considerando que o Diretório Municipal, por mera liberalidade, decidiu aceitar seu “pedido de afastamento” até 31 de dezembro, entendemos que, neste caso, aplicam-se as mesmas regras estatutárias previstas para os casos de suspensão partidária.

3. Durante este período o senhor perde toda e qualquer delegação partidária, conforme previsto pelo artigo 228, inciso IV, parágrafo 9º NR. Ficando, portanto, vedado de falar em nome do partido ou de usar seus símbolos.

4. Ademais o Diretório Municipal cumpriu todos os prazos e procedimentos previstos no regulamento aprovado pelo Diretório Nacional, para escolha da tática eleitoral e de seus candidatos para as eleições de 2012.

Agora, que Prandini se ausenta do Município para tratar das questões familiares que motivaram sua desistência de concorrer à reeleição, quem assume o comando do Município é o vice-prefeito Wilson Bastieri que, como se vê, está desautorizado pela alta cúpula petista de agir em nome do PT.
Essa era prandinista tem de tudo: primeiro foi o tal do Pacto Umbilical, que deu no que deu. Agora, assume um vice-prefeito desautorizado pelo próprio partido. E ainda faltam seis meses.

14 comentários:

  1. Fernando, o Wilson Bastieri sempre foi uma pessoa dedicada ao partido dos trabalhadores. Tanto que a fundação do partido em âmbito municipal e inclusive nacional se deve a participação dele.
    E isto é fato, está escrito e documentado. Ninguém vai mudar a história.
    O Wilson Bastieri, se achou no seu direito e no seu dever em estar cumprindo a sua palavra, que era o que foi definido antes da campanha política, PT e PV juntos.
    E isto meu caro, ele vai levar até o final, até mesmo porque é uma questão de caráter, o conheço a muitos anos e sei muito bem o que estou falando. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Esse cometário do msso vilnei vê que ele num sabe nada de monle. primeiro k o bostieri já deu as costas pro pt antes depois foi pra tudo q partido inclusive junto com moreira depois deu a maior pelegada quando foi do sindicato em um acoedo q a belga adorou e ajudou o povo ndele depois agora diz q num vai resppeita o partido dele. Ele quer o q? Fora vira foia.

    ResponderExcluir
  3. Falow sabe tudo. Falar q ele sempre se dedicou ao partido é piada. Ficou muito anos desfiliado e voltou a alguns anos atrás.
    Foi o primeiro vereador eleito na cidade e deu uma banana pro pt pra não ter que pagar a contribuição partidaria obrigatoria. Ele se acha acima do partido? acima do estatuto? Ninguém vai apagar isso da história dele. Tá tudo documentado e escrito e a história se repete.

    ResponderExcluir
  4. o Bastieri tem grande liderança no PT e todos o amam profundamente,acredite se quiserrrrrrrrrr!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  5. Uma pessoa que se elegeu vereador pelo PT em 1982 e se desfiliou indo pro PSDB depois....Duvidam???? Verifiquem no cartório eleitoral e confirmarão. Além do mais ele ta colhendo o q plantou....quem enviou a carta ao pt nacional foi ele e teve a resposta...chupa....

    ResponderExcluir
  6. A ausência do vice-prefeito é um grande reforço para o PT. A militância petista agradece.

    ResponderExcluir
  7. Fernando Garcia,
    O princípio mais basilar da democracia é o respeito às normas, que, por sua vez, adquirem legitimidade na medida em que o seu processo de construção se dê em conformidade com os procedimentos eleitos pela maioria de uma população ou grupo.

    Os partidos políticos têm como sua razão de ser a representatividade dos interesses políticos de um determinado segmento da sociedade; em outras palavras, representa um grupo de pessoas que se unem em torno de objetivos e ideias em comum.

    Neste contexto, partindo do princípio de que não há sentido na existência dos partidos políticos se não houver uma atuação conjunta, em defesa dos mesmos interesses e candidatos, o art. 17, §1º da Constituição assegura às entidades partidárias a autonomia para regulamentar, através de seus estatutos, as suas normas de “fidelidade partidária” e os meios adequados às escolhas dos regimes de coligação e dos candidatos aos cargos eletivos.

    Em suma, tendo o diretório municipal de João Monlevade deliberado, democraticamente, por determinada candidatura, cabe aos demais filiados, ainda que descontentes, acatar a decisão da maioria ou se desligar do partido.

    Em nosso Município, o PT, em conformidade com seu estatuto, atuou de forma transparente e democrática na escolha de seus candidatos, que culminou com a vitória daqueles que defendem a candidatura própria do partido (uma esmagadora maioria de cerca de 95% dos membros).

    Desta forma, entendo que qualquer tentativa de um ou alguns dos filiados, inconformados com a tal decisão, pretenderem falar em nome do partido deve ser entendida como uma postura ilegítima, em virtude da usurpação da competência para deliberar sobre a matéria. Ou seja, quem está atentando contra a própria democracia são aqueles que tentam desqualificar e ir contra o que foi democraticamente decidido. Sou capaz de afirmar que tal conduta beira o oportunismo, na medida em que se invertem os papéis, quer dizer, o partido, amparado pela decisão da grande maioria é o vilão e a opinião de um ou outro descontente com tal decisão passa a ser a “democrática”.

    Concluindo, acho corretíssima a postura do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores em alertar e reafirmar que quem tem legitimidade para falar oficialmente e utilizar símbolos do partido são aqueles que, de fato, respeitam as decisões democráticas do próprio partido que, em última análise, são aqueles que representam o partido. Até porque ninguém é obrigado a permanecer filiado e se submeter às decisões do partido.

    ResponderExcluir
  8. Fora Bastieri! Fora. Pede pra sair Bastieri, mala sem alça.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns ao comentário acima. O partido teve uma esmagadora maioria de 95% defendendo uma candidatura própria. 95% de quantos?
    Própria????
    Só faltaram ajoelhar aos pés de Laércio e pedir para que se candidatasse.
    Senão o partido estaria ferrado. Sem chão. Porque não tinha uma única alma que pudesse candidatar e ter uma mínima chance de ser eleito. Esta chapa tem uma miníma chance. Por causa do Laércio.
    Então vamos ao que interessa, porque não colocou um petista para ser candidato?
    A história do Gentil Bicalho dentro do cenário político de João Monlevade é exemplo para alguém?
    A história de vida política do vice presidente do PT de João Monlevade é exemplo para alguém? Inclusive na última eleição do partido ele estava inapto para o voto.
    A presidente do partido tem alguma referência política que faça justificar ser uma vereadora?
    Fazer nada e "ganhar" R$5.000,00 é o que todos querem.
    O meu comentário a respeito do Wilson Bastieri é pessoal, é o que eu penso e ninguém vai mudar isto não.
    Quem vcs querem que eu elogie?
    Belmar? Dulcinéia? Contrapino?.......
    O PT de João Monlevade hoje não é exemplo para nada, perdeu-se completamente a ideologia que existia no partido. Hoje é voto e grana.
    A política hoje é uma CACHORRADA MUITO GRANDE. Todos querem uma boquinha para ganhar dinheiro fácil e não fazer porra nenhuma.
    Outro dia postei em um blog, e logicamente o blogueiro não aceitou o meu comentário. Ele dá tiro pra todo lado!!! O que ele quer é um emprego na prefeitura de João Monlevade. Um dia ele elogia Carlos Moreira, no outro elogia Railton e no outro dia ele elogia a família Torres. O cara está desesperado por uma boquinha.
    João Monlevade é uma cidade de paraquedistas. E quem começou com isto? Foi o PT!!!!!
    Tenho um conhecido que conhece o Brasil inteiro às custas do PT. Prefeitura ganha aquí, ganha acolá... só sei que ele não fica sem emprego, e não sabe fazer nada.
    Onde o PT ganha ele vai.
    Mas felizmente, monlevade ele não volta mais, nem se o PT ganhar.
    Então queridos anônimos, tomara que o PT ganhe para todos vcs terem uma boquinha na prefeitura.
    O que não falta é blogueiro querendo emprego fácil. Projetos eu sei que vão existir muitos, vcs são bons nisto "PROJETOS" e "171". Com o meu voto não. Não voto em Gentil, não voto em Belmar, não voto em Dulcinéia e nenhum daqueles incompetentes que estão na câmara municipal de João Monlevade.

    ResponderExcluir
  10. vc é corajoso Vilney,isto tenho que admitir.

    ResponderExcluir
  11. qto rancor sr. Vilney. conta pra moçada o real motivo dessa dor de cotovelo, conta. Aposto que o motivo também se chama boquinha.

    ResponderExcluir
  12. BASTIERI KD O TELEFÉRICO,SÓ ISTO QUE ME PREOCUPA,MAIS NADA.

    ResponderExcluir
  13. Concordo com tudo que foi dito pelo Vilney. Até acho que a Dulcineia tentou fazer alguma coisa.O contra-pino com os seus amigos sem casa do Nova Monlevade. Agora eu pergunto o que Belmar e Luiz Claudio fizeram pela cidade ?

    ResponderExcluir
  14. Vilney, você está equivocado. Interpreto seu comentário como um desabafo de alguém que não está inteirado sobre a realidade dos fatos.

    ResponderExcluir

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.