quinta-feira, 4 de agosto de 2011

2012 na Visão do Pacto Umbilical

Para quem ainda não sabe, vou repetir: Pacto Umbilical é aquele modelo hermético de governo, escolhido pelo atual prefeito, no qual seu assessor-mor, Emerson Duarte, toma, exclusivamente, as decisões político-administrativas e Prandini, automaticamente, assina embaixo.
A psicologia corrente no âmago deste binômio pactuado não parece ser de fácil elucidação. No entanto, suas conseqüências são de grande visibilidade e podem ser traduzidas, objetivamente, em tudo ou nada que se tem visto acontecer nesta cidade de João Monlevade, nestes últimos 31 meses. As crises política, administrativa, financeira, institucional e de credibilidade, além de toda a falta de comunicação, de participatividade, de transparência, de planejamento, de desenvolvimento, de crescimento e manutenção infra-estrutural e de tudo mais que foi prometido e não cumprido, são decorrências diretas do chamado Pacto Umbilical.
Trilhando-se a natureza com a qual se apresenta este infrutífero e, ao mesmo tempo, destrutivo dueto político, chega-se, inevitavelmente, à seguinte conformação: uma cabeça, pretensiosamente, pensante, naquilo que lhe aproveita e um corpo, meramente, figurativo, naquilo que lhe envaidece.
Assim, pode-se dizer que o prefeito Gustavo Prandini acredita, piamente, que tem feito um ótimo governo, que a essa altura de seu mandato, já cumpriu cerca de 70% de seu programa de governo e que, portanto, como foi levantado em reunião recente no Partido Verde, possui mais de70% de chance se ser reeleito. O que não ocorre com o assessor-mor, que percebe muito bem que já está quase tudo perdido e que vai jogar todas as suas cartas para tentar salvar o pouco que ainda resta.
De tal forma que a estratégia principal para 2012 do Pacto Umbilical, ou seja, o plano A da dupla, prevê, necessariamente, a filiação de Prandini no Partido dos Trabalhadores, não para vencer as eleições, pois como dito, está já está perdida, mas para não amargar uma derrota acachapante que colocaria um fim imediato à carreira política do atual prefeito.
Arrisco-me a dizer que, se as eleições ocorressem hoje, sem o apoio do PT, Prandini, certamente, não alcançaria os 3.000 votos, o que encerraria de vez sua curta trajetória na política. No entanto, uma vez filiado ao Partido dos Trabalhadores, Prandini poderia alcançar os 7.000 ou 7.500 votos, o que, embora, não seja suficiente para reelegê-lo prefeito, o cacifaria para lançá-lo candidato a deputado em 2014, no proveito, inclusive, da lacuna deixada por Mauri Torres.
E não é difícil de imaginar o que vai acontecer com o PT, caso Prandini, realmente, se filie ao partido e execute sua estratégia. Que a destruição imposta por Prandini a seu próprio partido, o PV, sirva de exemplo e de lição para os petistas monlevadenses.

2 comentários:

  1. Dr Fernando, quem vc acha que serão os candidatos a prefeito ano que vem e qual a análise vc faz das chances de cada um?
    E quais vereadores vc acha que serão reeleitos e os que terão chance de canquistar uma vaga na Câmara em 2012?

    Abraço e gosto muito dos seus comentários e análises.

    Marcos Taveira - Bairro Teresópolis

    ResponderExcluir
  2. Pois bem, meu caro Marcos Taveira do Bairro Teresópolis, se a inelegibilidade de Carlos Moreira se confirmar, impedindo a candidatura do ex-prefeito, certamente haverá uma multiplicidade de nomes que deverão se arranjar em três ou mais chapas: Prandini, Dr. Railton, Dona Conceição Winter, Dorinha Machado, Silvano, Belmar Diniz, Delci Couto, Guilherme Nasser e outros mais. E neste contexto de várias chapas, um partido de forte militância como o PT, sem dúvida, levará muita vantagem. Quanto a eleição para a Câmara, o que posso dizer é que aquele candidato que estiver mais próximo da atual administração terá muita dificuldade de se eleger. A campanha para vereador tem nuanças e particularidades muito distintas e repletas de variáveis.

    Muito obrigado pela visita e, principalmente, pelo comentário.

    Fernando Garcia

    ResponderExcluir

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.